Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • quarta-feira, 23 de outubro de 2013

    Jeremoabo: dia D da campanha Outubro Rosa será nesta quinta-feira (24)

    Por Shanddy Notícias em 23 de Outubro de 2013

    Nesta quinta-feira, 24 de outubro, a Secretaria de Saúde de Jeremoabo promoverá uma caminhada pelas principais ruas da cidade, a fim de chamar a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de colo de útero e de mama. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que, em Jeremoabo, conta com atividades em todas as unidades de saúde do município. As solicitações de exames clínicos da mama, mamografia e preventivo (papanicolau) foram intensificadas nos postos, que também promovem palestras, consultas de enfermagem, etc. Alguns pontos de Jeremoabo neste mês, a exemplo da sede da Secretaria de Saúde e a Serra da Santa Cruz, receberam iluminação rosa especial em alusão à campanha. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos por ano no país. “Os exames são feitos aqui mesmo no município. Em caso de paciente, cujos resultados estejam alterados, a Secretaria de Saúde a encaminhará para Salvador para o tratamento adequado, tudo gratuito”, completou o secretário Risvaldo de Oliveira Júnior.
    A caminhada será, nesta quinta, às 8h, com saída da Secretaria de Saúde. Quem quiser participar do evento, compareça vestido de branco ou rosa.
    O Outubro Rosa
    O Outubro Rosa recebeu essa denominação devido à fita cor de rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen For The Cure distribuiu laços cor de rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, nos Estados Unidos. A partir de 1997, outras entidades passaram a fomentar atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro para concentrar as ações. O Outubro Rosa passou então a ser lembrado em todo o mundo através de diversas mobilizações em que são utilizados os laços e a própria cor rosa para enfeitar monumentos públicos, corridas, desfile de modas com a participação de pessoas que venceram a doença, entre outras. A prática de iluminar prédios e monumentos com luz rosa, cuja origem não é bem conhecida, contribuiu para que o movimento ganhasse grandes proporções, pois passou a ser uma identidade visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

    Fonte: Jeremoabo Notícias

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário