Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • terça-feira, 15 de outubro de 2013

    Última refeição

    Paleontólogos descobrem mosquito de 46 milhões de anos com sangue preservado dentro do abdômen. O fóssil, único no mundo, dependeu de condições muito raras para se formar.

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013


    Última refeição
    No ventre do pequeno mosquito fóssil de aproximadamente 1 cm, paleontólogos encontraram sangue preservado durante 46 milhões de anos. (foto: Tim Rose/ NMNH)
    No filme Jurassic Park, cientistas clonam um dinossauro a partir do DNA do seu sangue, encontrado no abdômen de um mosquito preservado em âmbar. Apesar de parecer factível, a estratégia tem vários furos. O principal deles era que até hoje nunca havia sido encontrado um fóssil de mosquito pré-histórico com sangue na barriga. A raridade, no entanto, acabou de ser descoberta por paleontólogos do Museu de História Natural de Washington, nos Estados Unidos.
    Dentro do abdômen de um fóssil de mosquito do gênero Culiseta de 46 milhões de anos, os pesquisadores identificaram ferro e heme, substância presente nos glóbulos vermelhos que possibilita o transporte de oxigênio no sangue. Os dois ingredientes são a prova de que o material avermelhado visto a olho nu no ventre do inseto é de fato sangue.
    Antes da descoberta, o mais antigo registro de mosquito comprovadamente hematófago (que se alimenta de sangue) era um espécime do gênero Culex de 45 milhões de anos encontrado preservado em âmbar na República Dominicana. Dentro do inseto, havia parasitas da malária aviária, mas nada de sangue.
    “A importância desse trabalho é a identificação do componente sanguíneo heme”, diz Dale Greenwalt, principal autor do estudo, publicado esta semana na PNAS. “Isso demonstra que certas moléculas orgânicas complexas podem ficar inteiras mesmo depois de 46 milhões de anos.”
    Contrariando expectativas dos fãs de ficção, não foi encontrado nenhum vestígio de DNA no sangue. O pesquisador explica que não esperava mesmo encontrar material genético, pois este se degrada depois de algumas centenas de anos. “Infelizmente, não é possível isolar DNA desse fóssil nem de nenhum outro do mundo”, afirma. “Muito menos clonar um dinossauro desse modo.”
    Sem o DNA, não é possível saber que animal contribuiu para a última refeição do mosquito. Pelo estudo dos hábitos alimentares de espécies semelhantes, Greenwalt aponta que possivelmente foi uma ave e descarta a chance de ter sido um dinossauro, pois esses animais foram extintos cerca de 20 milhões de anos antes da morte do mosquito. 

    Raridade é pouco

    O fóssil do mosquito foi encontrado há 30 anos preservado em óleo de xisto petrificado na bacia de Kishenehn, em Montana (EUA), por uma estudante de mestrado que analisava a geologia local. A peça foi doada ao museu há dois anos junto com outros 36 mosquitos fossilizados que foram analisados por Greenwalt e equipe.
    Mosquito fóssil
    O mosquito foi preservado em óleo de xisto petrificado. Outros 36 mosquitos foram encontrados na região, mas nenhum deles tinha sangue no ventre. (foto: Tim Rose/ NMNH)
    O pesquisador, que há cinco anos escava a região durante todo o verão e já coletou mais de mil fósseis de lá, ressalta a raridade do achado.
    “O abdômen de um mosquito que se alimentou de sangue é como um balão pronto para explodir, é muito frágil”, explica. “As chances de que um mosquito com barriga cheia não se desintegre antes de ser fossilizado são infinitamente mínimas”, analisa. E completa: “Para nossa surpresa, esse inseto tinha acabado de se alimentar quando morreu e foi parar gentilmente em uma camada de sedimentos sem que seu abdômen se rompesse.”
    Com sangue ou sem sangue, fósseis de mosquitos em si são raros. Apesar de os insetos serem a classe mais abundante de animais na Terra, até hoje foram descritas apenas 25 espécies extintas de mosquitos. Pouco, se comparado com as mais de 700 espécies de dinossauros já encontradas.
    Fonte: Ciências Online

    Por que brincar é importante?

    Mais do que respostas aleatórias e justificativas mal embasadas, argumentos para justificar a brincadeira na educação devem se apoiar em estudos da neurociência e da biologia evolutiva.

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013


    Por que brincar é importante?
    ‘Bolinha de sabão’, quadro do artista plástico Ivan Cruz. A brincadeira é fundamental para fomentar o pleno desenvolvimento da criança em seus múltiplos aspectos. (foto: Ludmila Guerra)
    Que brincar é importante não é uma novidade. As crianças brincam e mesmo outros filhotes de animais o fazem, principalmente se forem mamíferos, como nós. Mas é interessante, sobretudo para professores, refletir sobre o que é o brincar e o porquê de ele existir, buscando conhecer o que há de novo sobre esse tema e relacionar esses conhecimentos com as nossas práticas pedagógicas.
    Há também outro interesse em saber mais sobre o brincar: juntar argumentos mais atuais e objetivos às vagas justificativas empregadas por nós, educadores, para defender a brincadeira na escola e garantir o direito e o espaço-tempo para que crianças vivam a infância.
    Explicando melhor a questão: pergunte a qualquer colega professor de educação infantil ou das séries iniciais do ensino fundamental se brincar é importante e ele, com certeza, responderá que sim. Questione, no entanto, o porquê disso e a resposta, muito provavelmente, será vaga e, em certos casos, bem pouco fundamentada do ponto de vista científico.
    As alegações mais frequentes que justificam o brincar são, por exemplo, o fato de ser “divertido” e “prazeroso” ou, ainda, de que serve para “gastar energia”. Insistindo por mais argumentos, talvez você obtenha aquele que alega ser a brincadeira “importante para o desenvolvimento”. A princípio, nada contra essas ideias, mas, analisadas friamente, elas revelam características importantes do brincar, não suficientes como explicações (as três primeiras) e que apenas se aproximam de maneira genérica e vaga de fazê-lo (a última).
    Uma possível razão para isso é que nossos cursos de formação de professores dão pouquíssima importância os aspectos biológicos do desenvolvimento humano. Praticamente nada se discute neles, por exemplo, sobre o que há de mais atual em termos de pesquisa e hipóteses postuladas na biologia evolutiva ou nas neurociências para explicar o brincar.
    No entanto, são justamente os dados e as ideias originários dessas áreas do conhecimento, pouco exploradas por educadores, que poderiam fortalecer a ideia de que, de fato, brincar é fundamental, além de apontar modos de torná-lo ainda mais eficaz. Mais bem embasados, certamente poderíamos combater com mais eficiência, por exemplo, a falsa ideia que ainda persiste entre muitos pais de que “escola boa é aquela que é puxada”, ou seja, a que desde cedo “prepara as crianças para o vestibular”, assoberbando-as de conhecimentos conceituais.  

    O que há de novo no front

    No livro A dinâmica da criação, já comentado aqui em texto anterior (leia 'Nem mágica, nem dom. Pedra a lapidar'), o psiquiatra inglês Anthony Storr lista várias teorias explicativas para o brincar, surgidas ao longo da história das ciências do comportamento e biológicas. O autor critica as ideias do neurologista austríaco Sigmund Freud, que relaciona o brincar à vaga ideia de realização do desejo e da fantasia e lhe atribui a mera função de fuga ou evasão da realidade, e apresenta outros argumentos, que lhe conferem razões biológicas, funcionais e evolutivas, e que procuram identificar na brincadeira o seu valor intrínseco para a sobrevivência.
    Quadro ‘Soltando Pipa IV’, de Ivan Cruz
    O psiquiatra inglês Anthony Storr lista várias explicações para o brincar, mas defende as razões biológicas, funcionais e evolutivas como os argumentos mais eficazes para identificar na brincadeira o seu valor intrínseco para a sobrevivência. A imagem mostra o quadro ‘Soltando Pipa IV’, de Ivan Cruz. (foto: Ludmila Guerra)
    Do ponto de vista da biologia evolutiva, uma atividade como a brincadeira, presente em diferentes grupos animais e persistente, deve ser considerada adaptativa quando vital para a espécie. De alguma forma ela deve ampliar as possibilidades de sobrevivência e reprodução e servir à adaptação da espécie ao ambiente em que vive, tornando-se, por isso mesmo, persistente e até amplificada ao longo do processo evolutivo.
    Considerando-se essa perspectiva, “evadir-se da realidade”, como defendia Freud, “divertir-se” ou “gastar energia supérflua” não seriam explicações boas o suficiente aos olhos da biologia evolutiva para justificar o brincar. Se o fossem, seriam contrasensos evolutivos, por não apresentar vantagens adaptativas significativas aos humanos e, ao contrário disso, até colocar em risco a sua sobrevivência.
    De maneira diferente, outras possíveis explicações para o brincar, como explorar o ambiente e adquirir informação, exercitar habilidades motoras, manter o sistema nervoso de prontidão, simular padrões de comportamento agressivo e sexual, ritualizar impulsos e interagir socialmente, parecem ser, sob o ponto de vista evolutivo, mais convincentes.
    Isso porque, em maior ou menor grau, elas se relacionam, direta ou indiretamente, com a necessidade que o ser humano tem de se desenvolver motora, emocional, social e cognitivamente, em interação constante com seus semelhantes e o ambiente em que se encontra. Em outras palavras, o brincar, nessa perspectiva, teria a função vital e adaptativa de fomentar o pleno desenvolvimento da criança em seus múltiplos e variados aspectos, sobretudo do ponto de vista social e cognitivo, e o faria estimulando a aprendizagem por meio das experiências que propicia.

    A visão neurocientífica

    Em uma espécie como a nossa, em que o desenvolvimento, sobretudo o do cérebro, demora a acontecer, o brincar ampliaria as oportunidades de convívio com os pares e de exploração do meio, fornecendo estímulos para que o cérebro humano possa se desenvolver mais plenamente. A forma como isso acontece é o que genericamente chamamos em educação de aprendizagem.
    Ou seja, em uma perspectiva que procura aliar o conhecimento em biologia evolutiva ao das neurociências, o brincar não se limitaria apenas a exercitar habilidades motoras, emocionais, sociais ou cognitivas, como é costume alegar em educação. Teria uma função ainda mais nobre: seria parte do próprio desenvolvimento humano.
    Por meio do brincar – e em estreita interação com o ambiente e seus semelhantes – a rede neural se ampliaria, novos caminhos neurais se formariam e distintas áreas do cérebro se tornariam interconectadas. A parte visível de todo esse processo seria o ganho em habilidades (motoras, emocionais, sociais e cognitivas) e os novos comportamentos observados ao longo da infância.
    Há muitos dados e evidências que já corroboram essas ideias e eles vêm se intensificando, conforme aumentam as pesquisas em neurociências. Uma evidência elementar, no entanto, encontra-se no próprio tamanho do cérebro e no estado de desenvolvimento de suas diferentes áreas no nascimento. Ao nascer, nosso cérebro tem cerca de um quarto da massa de quando se tornará adulto e nem todas as suas áreas encontram-se plenamente desenvolvidas. Áreas fundamentais do córtex superior (neocórtex), relacionadas diretamente às habilidades cognitivas ou funções mentais superiores, tais como a atenção, a memória interpretativa, a linguagem e a abstração, entre outras, ainda estão pouco desenvolvidas.
    Cérebro
    Seria graças ao brincar que a nossa tomada de decisões, antes restrita à ação do sistema límbico ou sob comando das emoções, poderia passar a contar com o apoio do neocórtex e valer-se também de habilidades racionais. (foto: Sxc.hu)
    Um exemplo da ‘imaturidade’ do cérebro humano ao nascer encontra-se nos lobos temporais, relacionados à memória interpretativa: essas importantes áreas do cérebro estão praticamente ausentes ao nascer, mas se desenvolvem intensamente ao longo dos três primeiros anos de vida. E, para alguns neurocientistas interessados em entender como são armazenadas e processadas nossas memórias, isso pode explicar a ‘amnésia infantil’, ou seja, o fato de nossas memórias na primeira infância, até cerca de três anos, serem inconscientes. Segundo eles, nesse primeiro tempo de vida, nossas memórias seriam diferentes daquelas da vida adulta, não baseadas em linguagem simbólica, e estariam armazenadas em áreas subcorticais do cérebro ou em seus centros inferiores, relacionados mais diretamente ao processamento de emoções (o sistema límbico).
    Conforme o cérebro se desenvolve e a rede neural se amplia, no entanto, interligações são formadas entre os centros inferiores (o sistema límbico) e os centros superiores (o neocórtex), permitindo o armazenamento e o processamento de informações também por essas áreas do cérebro. As memórias poderiam, então, ser também armazenadas e processadas aí e se tornariam, portanto, interpretativas e conscientes.
    Segundo a visão neurocientífica, brincar teria um papel fundamental nesse e em outros importantes processos cerebrais. Basicamente, ao propiciar muitas e variadas experiências novas, o brincar provocaria a formação e consolidação de importantes circuitos neurais, tornando interligadas áreas do cérebro relacionadas a distintas competências ou conjuntos de habilidades.
    Entre os circuitos neurais formados ou fortalecidos pelo brincar, estariam, por exemplo, aqueles que interligam o sistema límbico ao neocórtex, o que disponibilizaria aos humanos um intercâmbio ainda mais eficiente entre o que costumamos chamar de maneira simplificada de emoção e razão. Seria graças ao brincar, portanto, que a nossa tomada de decisões, antes restrita à ação do sistema límbico ou sob comando das emoções, poderia passar a contar com o apoio do neocórtex e valer-se também de habilidades racionais.
    Fonte: Ciências Online

    Secretária Municipal de Educação de Adustina divulga mensagem aos professores

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013


    maria de fatima loula
    Caríssimos Professores,
    Temos grandes desafios pela frente. Nossas propostas são ambiciosas. Mas são do tamanho que nossa amada Adustina, em especial nossos alunos, merecem.
    E, você professor (a) é peça fundamental desta proposta. Afinal de contas, reconheço o trabalho que vocês professores vêm realizando em sala de aula pela  nossa educação, fazendo com que  nossos alunos despertem para além daquilo que se estuda, ou seja, levando-os a questionar a verdade humana e os convidando a alçar voo em sua sabedoria, mesmo sabendo que o voar depende das asas de cada um de nós.
    É verdade que neste primeiro ano de nossa gestão, temos enfrentado dificuldades por naturalmente sermos reféns do que já havia sido elaborado, a exemplo do orçamento. Não se trata de crítica, mas ainda não tivemos condições de colocar em prática com plenitude nossas metas. Mas, certamente este momento já está sendo superado e daremos início a uma nova caminhada, rumo a uma educação pública de qualidade e neste sentido também serão repensadas e melhoradas as políticas públicas de valorização dos profissionais da educação municipal, pois a valorização e qualificação do Professor foram e continuarão sendo a marca da minha gestão.
     Aliás tenho orgulho de dizer que a maioria de  nossos professores foram qualificados e obtiveram o Nível Superior durante a minha gestão e do atual prefeito Zé Aldo (2005-2008), através da Faculdade de Tecnologia e Ciência – FTC, oportunidade na qual contavam com incentivo financeiro e transporte.
    Enfim, quero aproveitar para parabenizar todos professores de Adustina, especialmente os da rede pública municipal de ensino, pela passagem do nosso dia e dizer que “não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios e nem deixem de educar as pessoas para serem águias, pois se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”, como bem afirmou nosso grande mestre Paulo Freire.
    Parabéns e Feliz Dia do Professor!
    Fonte: Adustina.net

    Bizarro: Gatinha nasce sem focinho e com apenas um olho no meio da testa

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013


    gato anomalia
    Uma gata chamou a atenção ao dar a luz a três filhotes, sendo que um deles nasceu com uma deformação física. O filhote, que nasceu sem focinho e tem apenas um olho no centro da testa, nasceu na cidade Neijiang, uma província da China.
    De acordo com informações do portal chinês News 163, o dono do animal, conhecido como Sr. Wang, disse que a sua gata de estimação sempre teve uma alimentação normal. Ele não sabe o que ocasionou a anomalia, mas lembrou que o felino teve um cruzamento com um gato de outra espécie.
    Pouco depois de nascer, o gatinho que recebeu o apelido de “cliclope” morreu, já que nasceu sem focinho e não tinha como respirar.
    De acordo com veterinários do Riverside Road Pet Hospital, a deformação física se deu por conta de um problema congênito.
    Fonte: Correio 24 horas

    12 e 13 de outubro: Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi levada à Jornada Mariana a pedido do Papa

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013


     
      
    Em resposta ao desejo do Santo Padre Francisco, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima que é venerada na Capelinha das Aparições esteve em Roma nos dias 12 e 13 de outubro, na Jornada Mariana promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. No dia 13 de outubro, junto da Imagem de Nossa Senhora, o Papa Francisco entregou o mundo ao Imaculado Coração de Maria.
     
    (Saída da Imagem, na madrugada de 12 de outubro de 2013)

    A Jornada Mariana foi um dos grandes eventos pontifícios previstos no calendário de celebração do Ano da Fé e congregou em Roma centenas de movimentos e instituições ligadas à devoção mariana.
     
    Em carta dirigida ao Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, comunica que “todas as realidades eclesiais da espiritualidade mariana” estão convidadas a participar na Jornada Mariana: um encontro que prevê, no dia 12, uma peregrinação ao túmulo do apóstolo de S. Pedro e outros momentos de oração e de meditação e, no dia 13, a celebração eucarística, presidida pelo Papa Francisco, na Praça de S. Pedro.
     
    “É um desejo vivo do Santo Padre que a Jornada Mariana possa ter como especial sinal  um dos ícones marianos entre os mais significativos para os cristãos em todo o mundo e, por esse motivo, pensamos na amada estátua original de Nossa Senhora de Fatima”, escreveu D. Rino Fisichella.
     
    Assim, a Imagem de Nossa Senhora deixou o Santuário de Fátima em Portugal na manhã do dia 12 de outubro; regressou na noite do dia 13. No seu lugar na Capelinha das Aparições foi colocada a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário desde 8 de dezembro de 2003.

    Fonte: Santuário de Fátima

    Jeremoabo: acidente na BR 110 deixa um morto – Cenas Fortes


    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013



    O jovem morreu na hora e ficou preso às ferragens

    Um acidente entre uma carreta, placa CUA- 0607 da empresa Bras Cargo e um veículo de passeio Gol, placa JLA-9333, deixou um morto na manhã deste domingo, 22, no km 79, da BR-110, em frente a Cerâmica SOS, zona urbana de Jeremoabo. O comerciante Andreson Santana de Oliveira, mais conhecido por “Nando”, 27 anos de idade, proprietário do Espaço SA, no Bairro São José, que seguia no sentido Salvador, perdeu o controle do veículo, derrapou, invadiu  a pista contrária e colidiu com a carreta do tipo baú, carregada de móveis. O automóvel foi arrastado por mais de 50 metros. “Nando” morreu na hora. Até o meio dia ele continuava preso às ferragens.
    De acordo com a polícia, o acidente aconteceu por volta das 8h00. O gol ficou completamente destruído e embaixo da carreta, que era conduzida por Nilson Correia da Silva, residente na cidade de Itapeví-SP.
    O corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal estiveram no local controlando o trânsito e preservando a cena do acidente. Um lado da pista foi interditado.


    Fonte: Portal de Paripiranga

    Sítio do Quinto e Heliópolis saem na frente na Copa do Caju


    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013



    Teve início no sábado, 12, a 5ª edição da Copa do Caju, na Cidade de Cícero Dantas. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades dentre elas o Prefeito de Cícero Dantas, Helânio Calazans, de Sítio do Quinto Cleigivaldo Santa Rosa, da Deputada Fátima Nunes, do coordenador técnico da SudesbHildebrando Patriarca dos Santos Filho (professor Lembrança), entre outras.
    O jogo de abertura foi entre a anfitriã, Cícero Dantas, atual campeã e a seleção de Sítio do Quinto,atual vice. Os sitioquintenses impuseram seu padrão de jogo, com futebol vistoso, toque de bola refinado e bons valores individuais, construindo um boa vitória por 2 x 1 e assumindo a liderança da Chave “A”.  Igor marcou os dois gol de Sítio do Quinto, Maicon cobrando falta descontou para Cícero Dantas.
    No outro confronto da chave, sob muita chuva, Adustina empatou fora de casa com Fátima, depois de estar vencendo por um a zero, com gol de Capoeira aos 30 minutos do primeiro tempo, mas devido a expulsão, ficou com um jogador a menos e acabou cedendo o empate aos 28 minutos do segundo tempo, com um gol marcado pelo centroavante fatimense Lucas Bicudo.
    Sítio do Quinto lidera com três pontos, Fátima e Adustina estão em segundo com um ponto, cada e Cícero Dantas está na lanterna com zero ponto.
    Na próxima semana, 19/10, Adustina recebe Cícero Dantas e Fátima vai a Sítio do Quinto.
    Já na Chave “B” os confrontos entre Jeremoabo x Coronel João Sá e Santa Brígida x Paulo Afonso, foram adiados por causa da chuva. De modo que no próximo sábado, 19, Jeremoabo estreia na competição, em casa contra santa Brígida, enquanto Paulo Afonso recebe Coronel João Sá.
    No grupo “C” Heliópolis venceu em seus domínios a seleção de Itapicuru por 2 x 1 e é líder. O Jogo Banzaê e Ribeira do Amparo não aconteceu por conta da chuva.
    No sábado, 19 jogam Itapicurú e Banzaê, enquanto Ribera do Aparo vai encarar em casa a seleção de Heliópolis.
    A competição é realizada desde 2007, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, em parceria com os municípios participantes. Nesta edição de 2013, 12 seleções estão inscritas.

    OLYMPUS DIGITAL CAMERA

    Seleção de Adustina
    Seleção de Adustina
    Seleção de Fátima
    Seleção de Fátima

    Fonte: Portal de Jeremoabo

    Coronel João Sá: Filho de Moreira do Supermercado é assassinado em festa de aniversário

    Populares informaram que, no momento havia faltado energia e os dois homens aproveitaram, se aproximaram e efetuaram vários disparos, 15 atingiram Jailson. 

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013



    Mais um assassinato foi registrado na cidade de Coronel João Sá, desta feita o jovem Jailson Chaves Moreira foi assassinado com vários tiros, na noite de ontem, 13, por volta das 23h00, enquanto participava da festa de aniversário do ex- prefeito Carlinhos Sobral, na Fazenda Cafula, no interior do município.

    De acordo com o delegado da cidade, João Lira Nascimento, populares informaram que, no momento havia faltado energia e os dois homens aproveitaram, se aproximaram e efetuaram vários disparos, 15 atingiram  Jailson. Ele chegou a ser socorrido para Aracaju, mas não resistiu e faleceu na cidade de Carira, no estado de Sergipe. O corpo foi encaminhado para o IML de Aracaju.
    O pai de Jailson, o comerciante Antônio Cleílson Campelo Moreira, conhecido como Moreira, também morreu assassinado. O crime aconteceu na Praça Antônio Carlos Magalhães, em Coronel João Sá (BA), no dia 17 de abril de 2011, praticado por um elemento não identificado.
    O clima em Coronel João Sá é de muita tensão, já que vários homicídios aconteceram na cidade e na região e podem estar ligados ao mesmo motivo.
    Dr. Lira deverá investigar o caso para saber a autoria e a motivação do crime.
    Ainda de acordo com as informações de pessoas que estavam no local, uma senhora passou mal por causa do incidente e também faleceu.

    Fonte:Portal de Jeremoabo

    Paulo Afonso: mais um jovem é assassinado no BTN III - (Cenas fortes)

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013



    Na noite desta segunda-feira (14/10), por volta das 22 horas, mais um homicídio  foi registrado na cidade de Paulo Afonso.
    O jovem Everton Pereira Alves, 17 anos, que residia na Rua Nossa Senhora da Glória, foi morto a tiros após o fim do espetáculo de um circo, localizado nas proximidades da caixa d’água ao lado do posto médico do BTN III.
    De acordo com a mãe da vítima, ao terminar o espetáculo, foram jogadas diversas pedras no circo, e um dos funcionários do local, “cismou” que teria sido seu filho. De posse de uma arma o acusado ainda não identificado efetuou diversos tiros contra o jovem.
    O jovem ainda foi socorrido e levado para o Hospital Nair Alves de Sousa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
    O corpo do jovem foi encaminhado para o IML de Paulo Afonso, onde será necropsiado.


    Fonte: Portal de Jeremoabo

    PM agride motorista de ônibus a caminho de manifestação

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013



    Um ônibus da linha 345 (Praça Mauá/Barra da Tijuca), da Auto Viação Tijuca, que levava cerca de 50 passageiros, entre eles muitos professores municipais, foi interceptado por um micro-ônibus da Polícia Militar na esquina das ruas de Santana com Benedito Hipólito, no Centro do Rio. A confusão aconteceu por volta das 16h30m. Os professores saíam da assembleia que aconteceu na manhã desta terça-feira, no Club Municipal, na Tijuca, e se dirigiam para a manifestação dos profissionais de Educação, na Candelária.

    PMs e motorista discutem durante confusão em ônibus no Centro do Rio
    PMs e motorista discutem durante confusão em ônibus no Centro do Rio Foto: Foto da leitora Naara Maritza

    O motorista do coletivo, Gerson Rodrigo, de 28 anos, foi agredido por um policial militar e teve sua camisa rasgada. Segundo testemunhas, o PM entrou no ônibus e pediu a carteira de habilitação do motorista e o documento do veículo. Como Gerson se recusou a entregar os documentos, o policial o puxou pelo pescoço com uma gravata.

    Policial avança sobre motorista para golpeá-lo
    Policial avança sobre motorista para golpeá-lo Foto: Foto de leitor / Naara Maritza

    - Ele não pode exigir esse documento de mim, sei dos meus direitos. Falei que não daria a carteira (de motorista) e ele me enforcou. Quero processar o estado por dano moral e constrangimento - disse o motorista.

    O motorista Gerson Rodrigo foi agredido por PMs
    O motorista Gerson Rodrigo foi agredido por PMs Foto: Luisa Lucciola / Extra

    Durante a confusão, o celular do motorista e a chave do ônibus sumiram. O ônibus continuou parado no meio da rua, bloqueando a via e deixando o trânsito intenso na região. Procurada, a Polícia Militar ainda não se manifestou sobre o caso.

    O ônibus da linha 375, interceptado por PMs, ficou atravessado no meio da rua

    Fonte:G1.com

    Criança de um ano e meio retira olho após descoberta de câncer raro

    Retinoblastoma foi detectado após mãe perceber estrabismo em Taubaté.
    Recomendação de especialistas é levar criança ao médico uma vez ao ano.

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013


    Criança câncer olho Taubaté (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Criança de Taubaté tem câncer raro no olho e faz tratamento até dezembro. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)






























    Há três meses uma família de Taubaté (SP) luta pela recuperação de uma criança de um ano e sete meses que foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo raro de câncer. A descoberta ocorreu há três meses quando a mãe procurou uma oftalmologista após perceber que a criança era estrábica. A médica de Taubaté diagnosticou o tumor na retina do olho esquerdo de Vinícius Nunes e encaminhou a criança para tratamento no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
    Há um mês, Vinicius realizou uma cirurgia e retirou o olho por precaução e até dezembro deste ano vai fazer quimioterapia uma vez por mês. Uma prótese foi colocada. "Ele fez os exames e já marcou a cirurgia, pois foi muito rápido. É um tumor muito agressivo", relatou Gislaine Nunes, mãe de Vinicius.  A superação da criança tem sido surpreendente para os parentes. De acordo com a Gislaine, ele se adaptou com a prótese. "Agora já está acostumando, já tira sozinho o que não pode. Mas está se adaptando muito bem”, contou Gislaine.
    De acordo com a médica Cláudia Freire, a doença, que pode ser hereditária, se desenvolve principalmente em crianças com idade entre um e dois anos e meio, podendo se manifestar durante a gestação da criança. Portanto, os exames preventivos são essenciais. "A criança pode nascer com retinoblastoma. Se ela nasce, o teste do olho é importante para o diagnóstico. O diagnóstico precoce no caso de um tumor é o ideal para um tratamento”, afirmou a oftalmologista.
    Segundo a médica, os pais podem identificar o problema observando as fotos tiradas dos filhos. Caso, a criança tenha uma visão sadia, os olhos refletem a cor vermelha, se tiver com retinoblastoma, a retina vai apresentar uma mancha branca. "Outra alteração é o desvio ocular. Quando ela tem o desvio ou estrabismo, a criança já não enxerga muito bem. Outras alterações são o lacrimejamento e a criança que pode não estar enxergando direito, ela fica mais desastrada”, explicou Claudia.
    Ainda de acordo com a médica, a recomendação é levar as crianças uma vez por ano ao oftalmologista ou quando perceber alguma mudança nos olhos.
    Fonte:G1.com