Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • sexta-feira, 4 de outubro de 2013

    Farinha à base de insetos é a nova alternativa para combater a fome no mundo

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013

    Dentre as inúmeras iguarias comestíveis que existem por aí, o que você acharia se alguém lhe oferecesse pão feito à base de insetos?
      Talvez você não precise nem queira passar por essa experiência um tanto quanto estranha, mas esta vem sendo a alternativa encontrada para matar a fome de milhões de pessoas.
    Apelidado de Flour Power (poder da farinha), uma equipe de estudantes da McGill University planeja utilizar gafanhotos agrícolas existentes em áreas pobres de países como México, Tailândia e Quênia para transformá-los em farinha de pão e em outros alimentos.

    Foto: Reprodução / MailOnLine
    Milhões de pessoas em todo o mundo vivem em favelas urbanas onde a escassez de alimentos é um problema alarmante. Com este novo projeto, alimentos feitos a partir de farinha de insetos apontam ser uma fonte sustentável e disponível durante todo o ano, o que proporcionaria uma oportunidade de negócio extra para os agricultores locais.
    A proposta já ganhou o Prêmio Hult este ano, cujo desafio era a criação de uma “empresa social que irá garantir alimentos para as comunidades subnutridas, e particularmente, para 200 milhões de pessoas que vivem em favelas urbanas”.
      Os estudantes de MBA Mohammed Ashour, ShobhitaSoor, Jesse Pearlstein, Zev Thompson e Gabe Mott, que estavam à frente do projeto de transformar inseto em farinha, receberam como prêmio, um investimento de cerca de 2,3 milhões de reais para transformar o projeto em realidade.
    Essa é a nossa oportunidade para capacitar a próxima geração e resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo”, disse Ahmad Ashkar, fundador do Prêmio Hult.
    Os estudantes pretendem recolher gafanhotos que infestam as colheitas dos campos de alfafa, e distribuí-los aos agricultores em Oaxaca, no México.
    A cada agricultor será dado também um recipiente próprio para colher os insetos, para que assim sejam moídos e transformados em uma farinha rica em proteínas.
    Estima-se que cerca de 10 milhões de toneladas de gafanhotos possam ser recolhidas no México até março de 2014. O plano também se estende ao recolhimento de outros insetos, no futuro.
    De acordo com o projeto, o procedimento é bem simples. Os insetos são secos e colocados dentro de um saco e selado, são armazenados em um congelador. Depois, cada inseto é lavado novamente e após estarem secos, são moídos para assemelharem-se à consistência de gérmen de trigo.
    A farinha pode ser posteriormente enviada para empresas locais e padarias para serem fabricados pães, salgados e outros alimentos à base de farinha.
    O grupo de estudantes intitulado Aspire Food Group viajou para a Tailândia, México e Quênia para compreender melhor sobre as condições de vida das populações que habitam as favelas, e o melhor meio de cultivar e produzir alimentos à base de insetos é nessas regiões.
    Segundo um relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, os insetos já servem como alimento para cerca de 2,5 bilhões de pessoas em todo o mundo.
    Fonte:Jornal Ciências

    Crime: Mãe morde e arranca o órgão genital de seu filho de 9 anos

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013

    O caso aconteceu em uma província chinesa.
    Sichuan, cidade localizada no ocidente do país, foi palco de um terrível crime.
    A mulher, que não teve seu nome divulgado, arrancou o pênis do próprio filho quando estava em “estado psicótico”.
    Os médicos informaram, no Southem Metropolis Daily, que o estado do garoto é crítico e ele irá sofrer com a deficiência pelo resto de sua vida. A equipe médica fez o possível, mas não foi capaz de recolocar o órgão. Eles ainda alertaram que traumas e problemas mentais graves podem surgir depois do ataque.
    O garoto foi visitar sua mãe em um tempo budista, onde ela estava sendo tratada por sua desordem mental. Os membros da família só perceberam que a criança havia sido ataca quando voltaram para buscá-la.
    A mãe, que sofre de um estágio avançado de esquizofrenia, foi hospitalizada após o crime.
    De acordo com os relatos, os testículos foram deixados intactos, o que irá lhe permitir um impulso sexual normal em sua vida adulta, mas será incapaz de ter qualquer tipo de relacionamento íntimo.
    Fonte:Bahia Notícias

    Inca estima que Bahia terá 2,9 mil novos casos de câncer de mama este ano

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013


    Inca estima que Bahia terá 2,9 mil novos casos de câncer de mama este ano
    Foto: Reprodução
    A Bahia deve ter mais de 2,9 mil novos casos de câncer de mama em 2013, sendo 650 apenas em Salvador, de acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que a meta da ação Outubro Rosa na Bahia é beneficiar um total de 5,2 mil mulheres, na faixa etária de 40 e 69 anos, com gratuidade de mamografia (que detecta o tumor maligno de mama) e garantia dos outros exames subsequentes a pacientes que apresentarem suspeitas identificadas da doença. Para continuar o tratamento, as pessoas serão encaminhadas a unidades de alta complexidade em oncologia no estado, a exemplo do Hospital Aristides Maltez, do Centro Estadual de Oncologia (Cican), anexo ao Hospital Geral do Estado (HGE); do Hospital das Clínicas e do Hospital Geral Roberto Santos. 
    Fonte:Bahia Notícias

    Decisão judicial proíbe tacho e tabuleiro de baianas de acarajé na areia da praia

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013


    Decisão judicial proíbe tacho e tabuleiro de baianas de acarajé na areia da praia
    Foto: Reprodução
    O juiz da 13ª Vara da Justiça Federal, Carlos D’Ávila, determinou que nem o tacho nem o tabuleiro das baianas de acarajé poderão dividir espaço na praia com os banhistas. A decisão foi tomada na última quarta-feira (2). Segundo o magistrado, não há o que se negociar: a prefeitura será obrigada a cumprir a decisão judicial que proíbe a produção e venda de alimentos na faixa litorânea. O poder municipal deve fiscalizar e punir quem tentar descumprir a lei, o que inclui barraqueiros e baianas. A alternativa, proposta pelo próprio juiz federal e acatada pela Secretaria de Ordem Pública (Semop), é a de permitir que as quituteiras montem seus tabuleiros no calçadão e permitam a divulgação do produto e a venda com garçons na areia da orla. A decisão do magistrado, segundo confirmaram a entidade de baianas e a prefeitura, foi fundamentada em dois argumentos. O primeiro trata do aspecto ambiental: o azeite de dendê usado, em contato com a areia da praia, forma uma massa que é insolúvel em água e polui as praias.
    O outro problema é a falta de segurança. O ponto de ebulição do azeite de dendê é  400 °C (o da água é 100 °C) e foi considerado um risco potencial para a integridade dos banhistas. “Seria uma questão de segurança pública. Uma bola pode atingir, uma criança pode se bater no tacho”, disse a titular da Semop, Rosemma Maluf. Mesmo com os evidentes riscos, o coordenador executivo do Grupo de Ambientalistas da Bahia (Gambá), Renato Cunha, minimizou a existência de impactos ambientais na fritura do prato típíco com o tacho instalado na areia. “Quanto tempo que baianas vendem acarajé nas praias? Mais de cem anos? E há poluição visível? Eu não vejo, não tenho informações que a areia de Salvador está comprometida por conta disso”, afirmou. O ambientalista, no entanto, ressaltou que o descarte do óleo deve ser fiscalizado para evitar que a gordura saturada produzida no processo de fritura não vá parar na areia. “Qualquer óleo não é bom botar na areia, é claro que vai alterar, vai poluir. Então tem que saber fazer o descarte”, ponderou. Com informações do Correio.
    Fonte:Bahia Notícias

    Marina pode ficar mais forte

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013


    Marina pode ficar mais forte
    Marina Silva é uma mulher persistente. Política sem que contra ela se eleve qualquer suposição de “malfeitos” que os políticos costumam fazer nos bastidores, outros de forma aberta, Marina se apresenta com uma voz fraca, mas seus posicionamentos são fortes e respeitados. Inclusive pela corte dos magistrados que, na noite de ontem, recusou registro ao seu partido Rede da Sustentabilidades por seis votos contra um. Alguns deles chegaram a dizer que ela poderia ser candidata por outro partido. Não era o que Marina desejava, mas é possível que, diante de tamanha pressão contra ela, resolva aceitar ingressar num partido pequeno que ela o tornará grande somente com a sua presença. A sua ausência da sucessão presidencial beneficiará Dilma Rousseff que pode se eleger no primeiro turno, embora eu não acredite. A não ser que um dos candidatos, Aécio ou Eduardo Campos, no caso o mais provável seria Campos, desista de participar. É possível que, diante da luta para formar o Rede da Sustentabilidade, Marina saia deste processo perdendo, paradoxalmente, porém, mais fortalecida como candidata. Quando se observa o Solidariedade e o PROS, que conseguiram ser registrados, fica-se a pensar por que este País tem uma estonteante vocação para o errado, para o que não tem significado político a não ser  interesses da classe no processo de compra e venda de mandatos, como aconteceu durante toda esta semana em Brasília, com os macacos mudando de galho. Marina Silva terá que se registrar, se aceitar outra legenda, hoje. Melhor aguardar.
    Fonte:Bahia Notícias

    Facebook cumpre determinação judicial e não sairá do ar no Brasil

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013

    Facebook cumpre determinação judicial e não sairá do ar no Brasil
    Foto: Reprodução
    O Facebook do Brasil informou nesta quinta-feira (3), em ofício ao juiz Régis Bonvicino, da 1ª Vara Cível de Pinheiros (SP), que excluiu 22 mensagens com conteúdo considerado ofensivo, em cumprimento à determinação. Na véspera, o magistrado deu prazo de 48 horas para que o Facebook removesse as postagens, sob pena de a rede social ser retirada do ar em todo o país (veja aqui). Segundo a Folha, as mensagens motivaram ação de indenização do dentista Eudes Gondim Júnior contra a apresentadora de TV Luize Altenhofen. Em julho, o Facebook alegou que não poderia removê-las porque seu conteúdo era gerenciado fora do Brasil.
    Fonte: Bahia Notícias

    Macajuba: Crianças caminham até 4 km por dia para ter acesso a transporte escolar

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013


    Macajuba: Crianças caminham até 4 km por dia para ter acesso a transporte escolar
    Para chegar até a escola, as crianças do município de Macajuba, no centro norte baiano, precisam caminhar cerca de 4 km por dia para terem o direito de utilizar o transporte escolar da cidade. A denúncia, apresentada pelos vereadores do município Francisco Neto de Macedo, Hugo Macedo Lima e Ivamberg Pamponet de Souza, relata que “além da longa caminhada, [as crianças] se vêm obrigadas a acordar de madrugada para não perder o ônibus e ter garantido o seu direito à educação”, e que, muitas vezes, acabam faltando às aulas “por não disporem de condições físicas de suportar tal ‘empreitada”. De acordo com os edis, as crianças moradoras da região de São Bento, que têm entre quatro e 12 anos, não recebem o atendimento necessário do transporte escolar. Elas precisam caminhar 2 km para chegar até o local onde transita o ônibus escolar e mais 2 km na volta à suas residências. Na petição, os políticos defendem que o “transporte escolar gratuito é um instrumento de acesso ao direito à educação, sendo um dever do administrador cumprir os mandamentos constitucionais relacionados às políticas públicas, cuja omissão ou cumprimento irregular de certo comprometerá a realização das referidas garantias fundamentais”. O caso está sob investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), desde o último dia 20 de setembro, sob responsabilidade da promotora Ana Cláudia Costa, da Comarca de Ruy Barbosa. A assessoria de imprensa do MP baiano afirmou que, somente após a investigação, se tomará conhecimento se a denúncia será ofertada à Justiça ou se um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será proposto. No último dia 24, a prefeitura do município foi notificada pelo órgão para se pronunciar em dez dias sobre a situação. Os vereadores afirmam que têm cobrado do atual prefeito da cidade, Fernão Sampaio (PMDB), melhorias na prestação do serviço aos alunos, mas que nada tem sido feito para garantir o transporte escolar.
    Fonte:Bahia Notícias

    Estudo diz que ler obras de ficção ajuda a adivinhar pensamentos e emoções alheias

    Por Shanddy Notícias em 04 de Outubro de 2013


    Estudo diz que ler obras de ficção ajuda a adivinhar pensamentos e emoções alheias
    Foto: Reprodução
    Que ler obras de ficção pode fazer a pessoa “viajar” pelo mundo e imaginar situações inusitadas, isso é sabido. A novidade agora é que as leituras podem fazer você adivinhar pensamentos e emoções de outras pessoas, como constatou um estudo americano publicado nesta quinta-feira (3) na revista "Science". Segundo a pesquisa, quando estão lendo os indivíduos são desafiados a detectar um sorriso falso, avaliar se alguém não se sente confortável ou medir as emoções de familiares e amigos. A pesquisa informou também que o fator determinante para melhorar a capacidade de prever a "alma" alheia tem a ver com a qualidade das obras de ficção.  No estudo, o professor de psicologia Emanuele Castano, da New School for Social Research de Nova York, e o aluno de doutorado David Comer Kidd, pediram a várias pessoas para ler histórias de ficção literária curtas e de qualidade, de ficção popular de menor qualidade e de não ficção. Os leitores foram submetidos a testes para medir como adivinhariam o que uma pessoa sentia, por exemplo, ao olhar a foto de uma expressão facial ou ao responder a perguntas sobre como um indivíduo com determinada personalidade atuaria sob certas circunstâncias. Os melhores resultados foram obtidos pelos voluntários que haviam lido fragmentos de ficção literária. Informações da France Press.
    Fonte:Bahia Notícias