Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • sexta-feira, 11 de outubro de 2013

    Ribeira do Pombal: Operação das Policias; Civil,Militar e Rodoviária Federal culmina em prisões e apreensões

    A operação, considerada exitosa pelo Delegado, Dr. Equiber dos Santos

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013

    prisoes-out2013Drogas, armas e dinheiro são alguns dos itens apreendidos em operação conjunta entre as polícias Civil, Militar, Caatinga e Rodoviária Federal realizada de forma surpresa, às 3h da manhã desta quarta-feira, 09, que resultou na prisão de quatorze pessoas entre as quais menores, mulheres e até idosos, todos possivelmente envolvidos com o tráfico de Drogas no município.
    O nível de estrutura e a quantidade de dinheiro chamou a atenção dos agentes que se depararam com grande quantidade de maconha e Crack, que se comercializado poderia render mais de dez mil reais; também equipamentos de alta tecnologia como balanças de precisão, além de muita munição e um volume de mais de 12 mil reais em espécie.
    A operação, considerada exitosa pelo Delegado, Dr. Equiber dos Santos, foi deflagrada a partir do cumprimento de 21 mandatos de prisão, expedidos graças as investigações da equipe da Polícia Civil e de denúncias de populares: “cidadãos honestos que quando têm informações ajudam a polícia, e sem os quais não seria possível êxito em operações como essa de hoje”, disse  Dr. Equiber, se referindo às denúncias que chegam pelos telefones da delegacia, o Disk denuncia 181 e o fixo 3276-5971.
    Com essa mega-operação a polícia conseguiu fazer uma limpeza parcial no submundo do crime na cidade de Ribeira do Pombal, que se prepara para receber visitantes durante a tradicional Festa de Outubro e mostra a força da inteligência investigativa a serviço do combate ao crime, além da qualidade do trabalho, que resultou em prisões e apreensões importante sem necessitar de disparar um único tiro sequer.
    Fonte:Jeremoabo Agora

    URGENTE: Salgueiro – Pe: Polícia fecha abatedouro de jumentos.

    Os policiais que participaram da missão se surpreenderam com tamanha crueldade

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013

    JumentoSegundo denuncias recebida pelo NIS-3, a carne de jumento já vinha sendo comercializada como carne de gado.
    Às 22:30h da terça-feira (08/10), o NIS-3 (Núcleo de Inteligência do Sertão-III), com apoio da Guarnição Tática de Operações, Guarnição Tática – I (GT 01) e Guarnição Tática Rural (GT Rural), desarticularam um ABATEDOURO CLANDESTINO DE JUMENTOS, no Bairro da Primavera em Salgueiro. A atuação policial só foi possível através do Serviço de Inteligência (NIS-3), que após o recebimento de várias denúncias da ação criminosa, passou a investigar o caso com infatigáveis campanas que apontavam inclusive o local e os responsáveis pelo abate. Após concretizar as denuncias ora recebidas, o policiamento cercou o abatedouro, localizado na Rua Rita Alves, casa nº 125, Bairro da Primavera em Salgueiro, invadindo o matadouro clandestino, surpreendendo os acusados MARICÉLIO DE CARVALHO MARINS, 37 anos, solteiro, “comerciante de carnes” no Marcado Público de Salgueiro e MAURÍLIO DA CARVALHO MARINS, 32 anos, solteiro, ambos moradores do local onde os animais estavam sendo sacrificados.

    081013 matança de jumentos 1

    081013 matança de jumentos 2

    Na localidade do sinistro também foi preso CÍCERO HENRIQUE DOS SANTOS, 32 anos, amasiado, residente no bairro Imperador em Salgueiro, o qual assumia o papel carrasco de sacrificar os animais, que ali mesmo eram esquartejados.

    081013 matança de jumentos 3
    Os policiais que participaram da missão se surpreenderam com tamanha crueldade, ao visualizarem um dos animais (uma fêmea)  já totalmente destroçada e restos de seu ventre com um feto bem desenvolvido, além de mais 05 (cinco) jumentos, entre fêmeas e machos que também seriam abatidos durante a madrugada.

    081013 matança de jumentos 5
    Restos de outros animais também foram encontrados dentro do freezer e geladeira, no entanto, não se pode afirmar se realmente seriam da mesma espécie. Em conversa com os policiais, o MARICÉLIOdeclarou que aquilo era apenas uma brincadeira e que os animais eram capturados na rua. Os acusados foram conduzidos para Delegacia de Policia Civil da 193ª Circunscrição em Salgueiro, aonde foram apresentados com alguns materiais utilizados no abatedouro, autuados em flagrante pela barbarie cometida e recolhidos às celas do Presídio Regional do município (PSAL), ficando à disposição da competente Poder Judiciário.

    081013 matança de jumentos 4

    081013 matança de jumentos 6

    081013 matança de jumentos 7

    081013 matança de jumentos 8

    081013 matança de jumentos 9

    081013 matança de jumentos 10

    081013 matança de jumentos 11

    081013 matança de jumentos 12

    081013 matança de jumentos 13

    081013 matança de jumentos 14

    Fonte:JeremoaboAgora

    Jeremoabo é contemplado com um caminhão-pipa do PAC 2

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013



    O município de Jeremoabo acaba de receber um caminhão-pipa, custeado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A Prefeita Anabel de Sá Lima Carvalho recebeu o veículo que vai auxiliar no enfrentamento aos efeitos da estiagem, sendo prioridade nos governo nacional, estadual e municipal o melhoramento da vida das famílias agrícolas. Nesse sentido, a atual administração não tem medido esforços em buscar, através de parcerias com outros organismos públicos, melhorias para o povo jeremoabense. “Estamos muito felizes em entregar mais uma importante conquista que irá, sem dúvidas, contribuir muito com as nossas comunidades, especialmente as mais necessitadas, combatendo os efeitos da estiagem e melhorando a realidade da população rural”, comemorou a Gestora, destacando ainda que o fortalecimento da agricultura familiar passa também pela viabilização de logística para o escoamento adequado da produção.
    Ascom/PMJ.

    Fonte:Jeremoabo.com

    Jeremoabo: homem é preso com armas

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013



    Por volta das 22h30min da última terça-feira (08/10), policiais militares prenderam um homem com armas e munições no centro de Jeremoabo.
    Após uma denúncia anônima via CENOP, os PMs se deslocaram até um bar, localizado na Rua da Quadra, Bairro José Nolasco, onde encontraram Clemilson Santana dos Santos.
    Com o acusado, os policiais encontraram uma pistola Taurus, cal.380 com um carregador, 8 munições intactas, um revolver cal.38, niquelado, com 6 munições intactas, uma moto Honda CG 150,placa JRT 2373, dois aparelhos celulares, dois capacetes, além de documentos CRLV, de quatro veículos . Todo material foi apreendido e o acusado encaminhado para a Delegacia de policia, para serem tomadas as providências cabíveis. Onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.


    Fonte:Jeremoabo.com

    Imagens mostram jovem sendo esfaqueada por padrasto em MG

     Câmeras registraram quando suspeito golpeia enteada em Três Pontas, MG.
    Padrasto teria ciúmes da relação dela com a mulher com quem era casado.

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013


    Câmeras registraram momento em que jovem é esfaqueada por padrasto em Três Pontas (Foto: Reprodução EPTV)Câmeras registraram  jovem sendo esfaqueada por padrasto em Três Pontas (Foto: Reprodução EPTV)

    As câmeras de segurança de uma loja registraram o momento em que Elquelaine Vaz, de 26 anos, foi esfaqueada pelo padrasto na quarta-feira (9), em Três Pontas (MG). As imagens mostram a jovem com a mãe na calçada por volta das 22h. O padrasto chegou de bicicleta e começou uma breve discussão com as duas.
    Em menos de um minuto, ele foi pra cima de Elquelaine com uma faca. A jovem é atingida no peito e cai na rua. Ela se levanta, tenta se defender e corre, mas o suspeito ainda vai atrás tentando dar outros golpes. A jovem foi atingida no peito e na barriga.
    O padrasto, de 51 anos fugiu de bicicleta após o crime. Segundo testemunhas, antes de ir embora, ele teria ido até a casa em que vivia e pegou todos os documentos. Elquelaine chegou a ser levada para o pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
    A Polícia Civil disse que a mãe da vítima informou que o padrasto e a filha dela já tinham se desentendido anteriormente. Eles eram casados há 11 anos. “Ele já tinha dito que não gostava dela e já tinha falado que iria matá-la. Ele tinha ciúmes do relacionamento dela com a mãe”, relatou Alice Vaz, tia de Elquelaine.
    O padrasto se entregou à polícia na tarde desta sexta-feira (11).
    Fonte:G1.com

    175 integrantes de facção são denunciados após 3 anos de escutas

    Pedidos de prisão foram negados por juiz de Presidente Venceslau.
    Megainvestigação mapeou estrutura do crime organizado no estado.

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013


    Uma megainvestigação de três anos realizada pelo Ministério Público (MP) de São Paulo aponta que a cúpula de uma facção criminosa comanda, de dentro dos presídios paulistas, o tráfico de drogas e armas, além de ordenar a morte de autoridades, inimigos e policiais. Como resultado da apuração, os promotores pediram a prisão preventiva de 175 integrantes da facção e a transferência de 35 presos para o Regime Disciplina Diferenciado (RDD).
    A investigação foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Os trabalhos foram conduzidos por 23 promotores e começaram em março de 2010. Além das escutas, foram reunidos documentos, depoimentos de testemunhas e informações sobre apreensões de centenas de quilos de drogas.
    A denúncia com os pedidos de prisão foi oferecida à Justiça  pelo MP há um mês, em 11 de setembro. O pedido foi negado pelo juiz de Presidente Venceslau, cidade localizada a 600 km da capital paulista. O MP recorreu da decisão no Tribunal de Justiça.
    Estrutura da quadrilha
    A partir da investigação, os promotores mapearam a estrutura da quadrilha, na qual apontam como chefe Marco Willians Camacho, o Marcola, que está preso faz sete anos. Os promotores também descobriram que a facção controla 169 mil presos e atua em 90% dos presídios paulistas. Fora dos presídios, a facção vende drogas e negocia compra de armas, e mata quem atrapalha os planos da facção.
    De acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", a facção está presente em vinte e dois estados do país e em três países: Brasil, Bolívia e Paraguai. Ainda segundo o jornal, ela fatura cerca de R$ 8 milhões por mês com o tráfico de drogas e tem um arsenal de cem fuzis, além de sete milhões enterrados em sete imóveis adquiridos pela facção.
    •  
    •  
    Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, considerado o chefe da facção criminosa que age de dentro dos presídios paulistas (Foto: Arquivo/G1)Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola,
    considerado o chefe da facção criminosa que age
    de dentro dos presídios paulistas (Foto: Arquivo/G1)
    As gravações com autorização judicial comprovam que bandidos perigosos comandam, por telefone, a facção criminosa de dentro da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau. Segundo a promotoria, os criminosos negociam drogas, financiam o crime organizado e matam quem atrapalha as atividades do grupo.
    As polícias militar e civil já vinham se preparando para fazer prisões e transferir os chefes da facção criminosa. Entretanto, a Justiça negou todos os pedidos da promotoria, o que deixou promotores e a cúpula da segurança pública indignados. A denúncia causou mal estar entre o Ministério Público e a Justiça, de acordo com o SPTV.
    Durante as investigações, os promotores do Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) descobriu também que 106 PMs mortos no ano passado no estado, foram vítimas das ações do grupo. A ordem para os assassinatos partiu também de dentro do presídio.

    RDD
    A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo disse que pediu a internação de 35 presidiários do Centro de Readaptação de Presidente Bernardes para o regime disciplinar diferenciado, o RDD, mas o pedido foi negado pela autoridade judiciária. Até o começo da tarde, o Tribunal de Justiça não havia se pronunciado sobre o tema.
    O advogado de Marcola, Roberto Parentoni, informou que ainda não teve acesso ao conteúdo da denúncia feita pelo Ministério Público Estadual contra seu cliente, e que, por isso, não pode se pronunciar.
    Fonte:G1.com

    Cícero Dantas e Sítio do Quinto farão a abertura da Copa do Caju 2013

    A deputada Fátima Nunes, madrinha da competição, já confirmou presença na solenidade de abertura

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013


    Final-6-300x225
    Depois de alguns ajustes no calendário, finalmente SUDESB: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, está anunciando para o próximo final de semana, o início da 5ª edição da Copa do Caju Sub 17. A partida de abertura que seria realizada na semana passada será no sábado, 12, às 15h00 em Cícero Dantas, onde o selecionado local, atual campeão, enfrentará justamente Sítio do Quinto, a quem venceu na final da última edição, dia 17 março de 2012 por 2 x 0, com gols de  Luan e Pablo.

    A competição está dividida em três chaves:



    Chave A

    Chave B

    Chave C

    01

    Adustina

    Coronel João Sá

    Banzaê

    02

    Cícero Dantas

    Jeremoabo

    Itapicuru

    03

    Fátima

    Paulo Afonso

    Heliópolis

    04

    Sítio do Quinto

    Santa Brígida

    Ribeira do Amparo

    Cícero Dantas é o maior vencedor da competição com dois títulos, Cipó e Fátima venceram uma vez cada.
    O selecionado jeremoabense, vice-campeão em duas oportunidades, estreia no domingo, 13, na cidade de Coronel João Sá.

    Confira a rodada completa:

    12/10 Sab 15h00 Cícero Dantas x Sitio do Quinto
    12/10 Sab 15h00 A 02 Fátima x Adustina
    13/10 Dom 15h00 B 03 Coronel João. Sá x Jeremoabo
    12/10 Sab 15h00 B 04 Santa Brígida x Paulo Afonso
    12/10 Sab 15h00 C 05 Banzaê x Ribeira do Amparo
    12/10 Sab 15h00 C 06 Heliopolis x Itapicuru
    Poderá haver mudança das partidas do sábado para o domingo, a exemplo do que aconteceu com  Coronel João Sá e Jeremoabo, dependendo de acordo prévio entre as equipes.
    Fonte:Jeremoaboagora.com

    Polícia procura 'peladona de Xangai' após série de fotos em ruas na China

    Jovem aparece em diversas fotos sem roupa posadas no meio da rua.
    Mulher ficou conhecida como 'serial stripper' nas redes sociais chinesas.

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013


    A polícia de Xangai, na China, está à procura de uma mulher que se tornou conhecida na web após aparecer sem roupa em dezenas de fotos, registradas em diversos pontos da cidade.
    De acordo com o jornal “Shangai Daily”, a jovem veste um sobretudo e, em alguns momentos, abre a vestimenta para que sejam tiradas as fotos, às vezes com outras pessoas ao redor.
    As cenas acontecem à noite, em ruas conhecidas pela cidade, e a jovem sempre faz questão de borrar o próprio rosto antes de publicar as imagens.
    Conhecida como “serial stripper” ou “peladona de Xangai”, a mulher apareceu em diversos perfis da rede social Weibo (equivalente chinês ao Twitter), e se tornou um dos assuntos mais comentados da web chinesa.
    O jornal afirma que a polícia esta investigando as imagens e está à procura mulher para esclarecimentos.
    Jovem se tornou sensação nas redes sociais chinesas, e ficou conhecida como 'serial stripper' (Foto: Reprodução/Weibo/ethanren717)
    Jovem se tornou sensação nas redes sociais chinesas, e ficou conhecida como 'serial stripper' (Foto: Reprodução/Weibo/ethanren717)
    Polícia procura jovem que se tornou conhecida por posar nua em lugares públicos em Xangai (Foto: Reprodução/Weibo/ethanren717)
    Polícia procura jovem que se tornou conhecida por posar nua em lugares públicos em Xangai (Foto: Reprodução/Weibo/ethanren717)
    Fonte:G1.com

    Artista argentino faz pinturas bizarras ao espirrar tinta com os olhos

    Leandro Granato coloca tinta pelo nariz e esguicha na tela.
    Homem diz que envia vídeo da pintura aos clientes que compram as telas.

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013


    O artista Leandro Granato usa uma técnica bizarra para esguichar tinta na tela a partir dos olhos em seu estúdio na cidade de Alejandro Korn, na Argentina, como uma forma de pintura.
    Granato se tornou conhecido por chorar” as cores na tela, colocando a tinta no nariz e espirrando por meio de seu canal lacrimal.
    Após terminar os quadros, o argentino envia a cada cliente um vídeo que demonstra como o quadro foi pintado, e explica que a tinta utilizada não causa danos ao seus olhos.

    Leandro Granato espirra a tinta na tela usando os olhos (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)Leandro Granato espirra a tinta na tela usando os olhos (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

    Venezuela: Maduro quer pensamento de Chávez ensinado nas escolas



    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013


    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs nesta quinta-feira que o pensamento do ex-presidente Hugo Chávez seja lecionado nos colégios do país, ao afirmar que sua obra representa o que existe de "mais avançado no século XXI".
    "Que se inclua o estudo do pensamento de Hugo Chávez em todos os liceus, permanentemente, junto às cátedras bolivarianas", disse durante um ato de governo em Barinas, o estado natal do falecido líder.
    Maduro afirmou que Chávez representou o pensamento "mais avançado do século XXI".
    "De agora em adiante, não haverá pensamento mais avançado que o de Chávez. Chávez o sintetizou totalmente com seu gênio, sua sabedoria, inspirada pelo amor", assinalou.
    A proposta de Maduro acompanha os esforços do chavismo para manter viva a figura do falecido líder, que já tem um centro de estudos com seu nome dirigido por seu irmão Adán Chávez.
    O centro tem como tarefa aprofundar a difusão do pensamento, a ação e o legado de Chávez, que morreu de câncer no último dia 5 de março.


    EFEEFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.                                                                                Fonte:Terra.com

    Organização contra armas químicas ganha Nobel da Paz

    Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas), fundada em 1997 e com 189 países-membros, está supervisionando destruição do arsenal sírio

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013


    Menino sírio segura morteiro intacto e supostamente disparado por tropas governamentais
    Organização será responsável pela destruição do arsenal químico da Síria (Lens Young Homsi‎)
    Prêmio Nobel da Paz de 2013 foi concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira em Oslo, na Noruega. O Comitê do Prêmio justificou a escolha mencionando os "extensos esforços" da organização na luta pelo fim das armas químicas.
    Criada em 1997 com o objetivo de ser o “cão de guarda” responsável para fazer a valer a Convenção sobre Armas Químicas de 1993 - que baniu a fabricação e estocagem desse tipo de armamento -, a Opaq recebeu destaque nas últimas semanas depois que o uso de gases tóxicos contra a população síria quase provocou uma intervenção dos Estados Unidos naguerra civil que assola o país do Oriente Médio. O prêmio também ocorre justamente vinte anos depois da assinatura da convenção.
    Recentemente, funcionários da organização analisaram amostras recolhidas por funcionários das Nações Unidas que investigaram o uso de armas químicas em um subúrbio de Damasco - uma ação que resultou na morte de mais de mil pessoasem 21 de agosto. Após as análises, técnicos apontaram o uso de gás sarin no ataque. 
    Nos últimos dez dias, duas equipes de inspetores da Opaq passaram a supervisionar a destruição do arsenal químico da Síria, depois que o ditador Bashar Assad concordou em entregar suas armas por causa das ameaças dos EUA e a assinatura de um tratado proposto pela Rússia. Estimativas de serviços de inteligência apontam que a Síria possui cerca de mil toneladas de armas químicas. 
    Ao justificar a escolha, o comitê do prêmio, na Noruega, afirmou em comunicado que “os recentes acontecimentos na Síria, onde as armas químicas foram novamente colocadas em uso, enfatizam a necessidade de aumentar os esforços para acabar com essas armas".
    Trabalho - Apesar do destaque por causa da crise síria, o presidente do comitê do prêmio Nobel, Thorbjorn Jagland, disse que o prêmio foi concedido pelo esforços contínuos da organização, afastando eventuais críticas que podem surgir, já que a atuação da Opaq na Síria ainda é recente e está em sua fase inicial.
    O trabalho da Opaq, de fato, foi bastante intenso nos últimos dezesseis anos. Coube à organização supervisionar a destruição de antigos arsenais químicos dos EUA e da antiga União Soviética.  
    Segundo números da organização, após a Guerra Fria a Rússia mantinha 40.000 toneladas de armas desse tipo, e os EUA, 30.000 toneladas. Com a ajuda da organização, a Rússia destruiu até o momento 75% desse arsenal, e os EUA, 90%. De acordo com a organização, 81,7% das armas químicas declaradas pelos estados-membros da convenção foram destruídas desde que a Opaq começou a funcionar, em 1997. A Opaq também já realizou mais de 5.000 inspeções em 86 países. Em seu comunicado, o comitê do Nobel mencionou que a Rússia e os EUA ainda não completaram a destruição de seus arsenais.   
    A convenção que deu origem à Opaq foi ratificada nos últimos anos por 189 países (190, se incluída a recente adesão da Síria, que ainda não foi totalmente formalizada). Apenas seis estados, entre eles Israel, Egito, Coreia do Norte e Angola não assinaram ou ratificaram o tratado. 
    Baseada em Haia, na Holanda, a organização emprega cerca de 500 pessoas, e é chefiada pelo turco Ahmet Uzumcu. O orçamento anual é de 74 milhões de euros (219 milhões de dólares), custeado pelos estados-membros, em um esquema similar de financiamento ao que existe na Organização das Nações Unidas (ONU) – apesar das duas organizações cooperarem mutuamente, a Opaq é totalmente independente.  
    O primeiro diretor da Opaq foi o brasileiro José Maurício Bustani, que atualmente  serve como embaixador do Brasil na França. Em abril de 2002, ele acabou deixando o cargo após pressão dos EUA, que à época, em um episódio controverso, pediram sua destituição ao acusá-lo de exceder as funções da organização. À época, a Opaq negociava com o regime do ditador iraquiano Saddam Hussein para a inspeção do seu suposto arsenal químico, e os EUA já se movimentavam para invadir o país. 
    Malala - Esta foi a segunda vez seguida que o Comitê do Nobel optou por laurear uma instituição. No ano passado, a União Europeia levou a honraria por "colaborar com o estabelecimento da democracia e dos direitos humanos no continente". Apesar da escolha ser imprevisível, muitos apostavam que o prêmio deste ano iria para a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, de 16 anos. Defensora do direito das meninas de seu país à educação, Malala sobreviveu a um atentado do Talibã no ano passado e venceu o Prêmio Sakharov de Direitos Humanos, concedido pelo Parlamento Europeu, nesta semana.

    Segundo o canal de televisão norueguês NRK, que noticiou a vitória da Opaq minutos antes do anúncio oficial, o Comitê decidiu não premiar Malala por causa de sua juventude, suas poucas conquistas e pelo temor de que a honraria a transformasse em um alvo ainda maior de terroristas.
    A entrega do Prêmio Nobel será realizada, segundo a tradição, em 10 de dezembro, em Oslo.
    Soldados austríacos usando máscaras contra gás durante a I Guerra Mundial. Armas estrearam no campo de batalha em 1915
    Fonte:Veja.com

    Erundina quer PSB fora de aliança com Alckmin em SP

    Deputada é principal puxadora de votos do partido e ganhou força com aliança Marina-Campos; ela defende candidatura própria para governo estadual

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013




    Deputada Luiza Erundina PSB/SP
    Deputada ganhou força dentro do PSB com a aliança Marina-Campos (Beto Oliveira/Agência Câmara)
    Uma das principais puxadoras de votos do PSB em São Paulo, a deputada federal e ex-prefeita da capital Luiza Erundina defende que seu partido se afaste do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e entre na campanha estadual de 2014 com um candidato próprio. Depois de anos isolada da direção do partido, Erundina foi a única parlamentar do PSB que teve espaço no programa de TV da sigla exibido nesta quinta-feira. Ela ganhou força e destaque depois da aliança entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, de quem é amiga. Marina entrou para o PSB após ter o registro de seu partido, o Rede Sustentabilidade, negado pelo Tribunal Superior Eleitoral.  
    As duas conversaram longamente na segunda-feira. "Acredito que, com a entrada da Rede no PSB, cresce a tese da candidatura própria. A discussão em São Paulo retoma o marco zero", disse Erundina. A posição da deputada é defendida por outros membros da direção nacional do PSB, mas enfrenta resistência dos dirigentes locais. Até o acordo Marina-Campos, estava praticamente acertado que o partido apoiaria Alckmin no seu projeto de reeleição – e o PSB tentaria emplacar Márcio França como vice.
    Restrições – O problema é que a Rede já afirmou ter restrições para apoiar candidatos tanto do PSDB quanto do PT, o que pode trazer problemas na composição de alianças regionais. A chapa dos sonhos dos marineiros para o governo paulista seria encabeçada por Walter Feldman e teria o vereador Ricardo Young (PPS) como vice. 
    A deputada avalia que é cedo para falar em nomes, mas reservadamente os integrantes do PSB que defendem essa tese apresentam três opções: a própria Erundina, França e o deputado federal Walter Feldman. Ex-tucano, Feldman passou a dividir com França o comando do diretório por indicação da Rede. A primeira reunião entre os membros da Rede e do PSB paulista será nesta sexta-feira.
    Alckmin deve encontrar França no fim de semana para discutir a aliança no estado. Além disso, o governador já começou a costurar com o PSB uma visita de Campos ao Palácio dos Bandeirantes na semana que vem. A proposta é montar uma agenda administrativa para reforçar a parceria dos governadores. Depois disso, os dois devem se reunir para negociar a situação dos partidos.
    Fonte:Veja.com

    Universidade dentro de presídio promete mudar destinos de presos na PB

    Primeiro campus universitário dentro de uma penitenciária foi inaugurado em agosto e já tem reflexo positivo na motivação e discplina dos alunos

    Por Shanddy Notícias em 11 de Outubro de 2013



    O Complexo Penitenciário de Serrotão, em Campina Grande (PB), está longe de ser um modelo para a ressocialização de presos no Brasil. Construído no começo dos anos 1990 para abrigar cerca de 300 pessoas, hoje conta com pelo menos 770 apenados no presídio masculino Raymundo Asfora. Em meio a celas apertadas e obras de reforma para garantir um ambiente mais digno, uma iniciativa inédita no Brasil começou a tomar forma em agosto deste ano e promete mudar a vida de centenas de famílias: Serrotão abriga hoje o primeiro campus universitário do País localizado dentro de um presídio.
    As aulas do curso de graduação ainda não começaram – o plano é abrir a primeira turma em 2014 –, mas cerca dois meses após a instalação do campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a rotina mudou na penitenciária. "Esse é um projeto a longo prazo, mas que em pouco tempo já surtiu efeitos surpreendentes. Até na questão disciplinar percebemos a mudança. Os detentos sabem que agora eles têm novas perspectivas de futuro", comemora o diretor do presídio masculino, Manoel Eudes Osório.
    O campus da UEPB foi instalado em agosto deste ano a partir de uma parceria entre a universidade e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado. São oito salas de aula que também vão beneficiar parte das 70 detentas da unidade feminina do complexo. O primeiro curso de graduação ainda não foi aberto porque apenas 13 apenados - de um total de quase 800 - têm o ensino médio completo e estariam aptos a fazer a graduação. "Seria inviável abrir um curso para apenas 13 pessoas, até porque é normal haver muitas desistências, em qualquer graduação, seja no presídio ou fora dele", diz a coordenadora do campus, professora Aparecida Carneiro.
    Segundo a administração da penitenciária, o comportamento dos presos já mudou com as novas perspectivas de futuro Foto: Divulgação
    Segundo a administração da penitenciária, o comportamento dos presos já mudou com as novas perspectivas de futuro
    Foto: Divulgação
    Apesar dessa dificuldade em encontrar alunos aptos a estudar, ela se mostra otimista quanto ao futuro do campus universitário. Esta semana teve início um curso de preparação para as provas do supletivo e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em novembro nos presídios. As duas provas podem garantir para cerca de 60 apenados inscritos nas aulas o certificado de conclusão do ensino médio. "Estamos muito otimistas com a possibilidade de abrir a primeira turma em 2014", afirma a professora.
    O curso de graduação ainda não foi definido. Segundo Aparecida, vai depender de uma consulta aos detentos que estiverem aptos a estudar. Por enquanto, as salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e o auditório são usados no preparatório e também em um curso de gestão penitenciária e direitos humanos voltado aos agentes penitenciários. "A universidade entra no presídio para deixá-lo mais humano. Os agentes também são importantes nesse trabalho", explica a professora.
    Menos de 10% dos detentos estudam
    O diretor da penitenciária, Manoel Eudes Osório, afirma que o complexo já oferece oportunidades de estudo aos detentos, como a escola de nível fundamental e cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), como o de garçom. No entanto, embora quem estuda tenha direito de redução na pena (um dia a menos a cada três dias de aula), ainda é pequeno o interesse pela educação.
    "Hoje menos de 10% dos presos estudam, mas essa cultura está mudando, principalmente com a possibilidade de fazer um curso superior", afirma. "A nossa pretensão para o ano que vem é pelo menos dobrar a quantidade de detentos estudando", projeta.
    A coordenadora do campus da universidade também está otimista com a adesão ao projeto. Não são todos que têm motivação para estudar, mas estamos começando a mudar esse cenário. Quando eles entram na sala de aula, percebem que não são mais tratados como presidiários, mas como alunos", completa Aparecida.
    Fonte:Notícias Terra.com.br