Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • quinta-feira, 17 de outubro de 2013

    Terapias com células-tronco: promessa ou realidade?

    Artigo de capa da CH de outubro detalha os avanços e desafios da ciência nas pesquisas sobre o uso medicinal de células-tronco e afirma que esse tipo de tratamento está cada vez mais próximo.

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Terapias com células-tronco: promessa ou realidade?
    Muito se fala sobre o imenso potencial medicinal das células-tronco. Mas o quanto já se avançou realmente na direção de usar essas células para tratar doenças como lesão de medula, mal de Alzheimer e diabetes? (foto: Sxc.hu)
    De todas as perguntas feitas a quem pesquisa células-tronco, a mais delicada é: “Em quanto tempo essas terapias serão oferecidas a pacientes?”. A pergunta exige uma clarividência desconfortável para qualquer cientista sério, que conhece os rumos incertos da pesquisa.
    Além disso, a resposta deve ter um equilíbrio entre a absoluta verdade e uma boa dose de otimismo – já fui acusada de jogar “um balde de água fria nos telespectadores” ao declarar que ainda não havia qualquer terapia com células-tronco aprovada para uso em humanos... Por isso, respondo, há vários anos: “Não sei, mas tenho convicção de que nossa geração ainda se beneficiará desses estudos”.
    Mas hoje, qual é o ‘estado da arte’ nessa área? Quais os estudos clínicos em andamento? O quanto avançamos na direção de usar as células-tronco para tratar doenças como lesão de medula, doença de Alzheimer e diabetes? Esse texto procura responder a essas questões.

    Primeiros resultados

    No final dos anos 1990, a medula óssea era a grande vedete da terapia celular. Doenças do sangue já são tratadas há décadas com transplantes de medula óssea, onde as células-tronco hematopoiéticas – que produzem todas as células sanguíneas – de um doador saudável e imunologicamente compatível com o paciente são transplantadas para este, e nele vão gerar células normais do sangue.
    Além disso, foi descoberto, no final dos anos 1980, que o sangue do cordão umbilical e da placenta dos recém-nascidos é rico nessas preciosas células-tronco hematopoiéticas, e assim foram criados bancos de sangue de cordão que complementam os bancos de doadores de medula óssea para o tratamento das doenças do sangue.
    A grande novidade na virada do século era a possibilidade de, na medula óssea, existir outras células-tronco, capazes de regenerar órgãos – coração, fígado e até cérebro –, como sugeriam alguns trabalhos com camundongos. Assim, vários ensaios clínicos foram iniciados com essas outras células para testar a hipótese em humanos.
    Dez anos depois, aprendemos que: 1) essas células-tronco não têm a versatilidade imaginada (embora alguns grupos insistam que elas podem se tornar neurônios); 2) que o mecanismo de ação mais provável dessas células é o de produzir substâncias que promovem uma autorregeneração nos diferentes órgãos para os quais são transplantadas, ou uma supressão do sistema imunológico (o que é interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como diabetes tipo I e lúpus); e 3) infelizmente, o efeito terapêutico das células-tronco da medula óssea não é suficiente para justificar seu uso como tratamento em doenças cardíacas, lesão de medula espinhal, diabetes tipo II e epilepsia, entre outros males humanos.
    Uma segunda classe conhecida de células-tronco é a das chamadas células-tronco tecido-específicas, que produzem somente as células de um tecido ou órgão. As células-tronco hematopoiéticas, que dão origem às células sanguíneas, são um exemplo.
    Na última década, foram identificadas outras células-tronco tecido-específicas, como as do coração (que produzem células do músculo cardíaco e de vasos sanguíneos), da pele (que produzem epiderme, derme e até bulbo capilar), do cérebro (ou neurais, que produzem neurônios e glias) e da linhagem germinativa (produzem óvulos ou espermatozoides).
    Células-tronco neurais
    Há uma classe de células-tronco que produzem somente as células de um tecido ou órgão, como as neurais (na imagem), que dão origem a neurônios e glias. (foto: Joseph Elsbernd/ CodonAUG/ Flickr – CC BY 2.0)
    Essas células, existentes em pequenas quantidades nos respectivos órgãos, são responsáveis pela manutenção dos mesmos ao longo de nossa vida. No entanto, em situações extremas, como um infarto ou uma degeneração neurológica, elas não conseguem dar conta do recado. Os cientistas aprenderam como isolar as células-tronco específicas dos diferentes órgãos e multiplicá-las no laboratório, e elas já começaram a ser testadas em seres humanos, em especial as cardíacas e neurais.
    Estudos clínicos de fase 1 (onde se testa a segurança do procedimento em um número pequeno de pacientes voluntários) com células-tronco cardíacas, para reverter lesões causadas por isquemias, e com células-tronco neurais, em pacientes com uma doença neurodegenerativa rara, foram publicados nos últimos dois anos. Não ocorreram, nos dois casos, efeitos adversos, e agora será realizada a fase 2, onde é avaliada a eficácia do tratamento. Em outro estudo, publicado no ano passado, células-tronco que geram espermatozoides restauraram a fertilidade em macacos, passo importante antes de o procedimento ser testado em humanos.
    Fonte: Ciências Online

    Testemunha da poluição

    A cera de ouvido de uma baleia pode nos dizer muito sobre sua história de vida. Pesquisadores notaram que o material também serve como bioindicador da qualidade dos oceanos.

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Testemunha da poluição
    A baleia-azul (‘Balaenoptera musculus’) tem o tamanho de um Boeing 737 e seu coração é do tamanho de um carro. Ela pode pesar até 180 toneladas (mais que 25 elefantes juntos) e sua língua pesa 4 toneladas. (imagem: T. Bjornstad/ Wikimedia Commons)
    Curiosa descoberta. Informações preciosas sobre a qualidade dos oceanos podem ser aferidas a partir de um indicador nada ortodoxo: a cera de ouvido de uma baleia. O material já vinha sendo bastante usado por biólogos e toxicologistas em diversas pesquisas ao longo dos últimos tempos.
    “A cera tem sido usada há décadas para aferir a idade das baleias”, diz o biólogo Stephen Trumble, da Universidade de Baylor (EUA). Quanto mais camadas acumuladas na secreção, mais velho será o animal. O método, na verdade, lembra aquele usado por botânicos para medir a idade das árvores – com base nos anéis de crescimento, visíveis quando se faz um corte transversal em um tronco.
    Em parceria com o químico Sascha Usenko, da mesma universidade, Trumble estudou uma baleia-azul (Balaenoptera musculus) que fora encontrada em uma praia da Califórnia em 2007. O animal, que tinha cerca de 12 anos, morrera em uma colisão com um navio. E seu corpo – incluindo a cera de ouvido – estava preservado no Museu de História Natural de Santa Bárbara (EUA).
    Após ter acesso às amostras, a dupla de pesquisadores percebeu que, além de informações acerca da idade do animal, a cera de ouvido pode fornecer dados sobre as substâncias químicas às quais a baleia esteve exposta ao longo de sua vida. O método é interessante, mas as notícias não foram boas.

    Mares contaminados

    Na secreção analisada, foram encontrados vestígios de 16 pesticidas – prova inequívoca de que os oceanos estão cada vez mais poluídos. Encontraram até DDT – o perigoso inseticida já proibido em vários países. Além disso, os cientistas verificaram a presença de mercúrio acumulado na cera de ouvido da baleia-azul estudada.
    Cera de ouvido de baleia-azul
    Amostras de cera de ouvido da baleia-azul estudada pelos pesquisadores norte-americanos. No material foram encontrados vestígios de 16 pesticidas. (foto: Trumble et al, 2013. PNAS)
    O estudo, publicado na PNAS, foi feito com uma única baleia. Portanto, cientistas ainda não têm um banco de dados sólidos com informações coletadas a partir desse método. No entanto, o grande mérito do trabalho parece ser a confirmação de que essa metodologia, de fato, é eficaz para se estudar a biologia das baleias e as pressões antrópicas a que nossos mares estão expostos.
    “Foi uma metodologia muito eficaz para averiguar as substâncias químicas a que uma baleia é exposta durante todo o seu período de vida”, diz Trumble. “Pelos métodos tradicionais, teríamos de coletar amostras a cada seis meses, de um mesmo animal, ao longo de toda a sua vida; isso é praticamente impossível do ponto de vista logístico e econômico.”
    Nossos oceanos estão cada vez mais poluídos. Com as chuvas, boa parte da poluição antrópica sobre os continentes pode acabar nos mares.
    “Baleias são animais tão majestosos e impressionantes, e, quando poluímos os oceanos, nós as prejudicamos diretamente”, disse à CH On-line o toxicologista John Wise, da Universidade de Southern Maine (EUA). “Estudando a cera de ouvido das baleias poderemos descobrir novos caminhos para tornar os mares mais limpos e mais seguros para os animais.”
    Fonte: Ciências Online

    Alisamento seguro

    Leitor da CH pergunta: A escova progressiva faz mal à saúde? A pesquisadora Fabiane Mulinari Brenner, do Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, responde.

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Alisamento seguro
    Várias substâncias químicas podem ser empregadas para alisar o cabelo. O formol, inicialmente usado na escova progressiva, foi proibido em concentrações superiores a 0,2%, que podem causar prejuízos à saúde. (foto: Roberta W.B./ Flickr – CC BY-NC-SA 2.0)
    Pergunta enviada por Luana Santos, Rio de Janeiro/ RJ

    O termo ‘escova progressiva’ inicialmente foi usado para escovas com formol, mas em 2008 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu o uso da substância em produtos alisantes em concentrações superiores a 0,2%. Até essa concentração o formol é um conservante, encontrado em diversos cosméticos, incapaz de alisar fios de cabelo. Em concentrações mais altas, pode irritar o couro cabeludo e também as mucosas ocular e respiratória do cliente e do cabeleireiro.
    Hoje há diversas formas seguras de alisar os cabelos. Várias substâncias químicas podem ser usadas com esse fim: as mais seguras são tioglicolato de amônio, ácido tioglicólico, carbocisteína, guanidina e hidróxido de potássio, disponíveis em concentrações variadas em produtos alisantes.
    Basicamente, o que define qual deles é o mais adequado é o tipo de cabelo. Cabelos negros, mais difíceis de alisar, requerem substâncias mais potentes, como o hidróxido de potássio. No caso de cabelos finos ou previamente tingidos, que são frágeis e podem se tornar quebradiços com essa substância, recomenda-se tioglicolato de amônio ou ácido tioglicólico. A carbocisteína também é um produto seguro, mas não alisa completamente, só relaxa os cachos.
    Estudos feitos até o presente mostram que o uso contínuo de produtos alisantes sem formol, em indivíduos não alérgicos, não causa problemas à saúde.
    O cabeleireiro deve saber qual o produto mais adequado para alisamento na escova progressiva que ele usa. Mesmo assim, convém verificar se não há adição de outros produtos à fórmula comercial aplicada. Quando se adiciona formol, o odor característico é percebido pelo cliente e por quem está na área de aplicação.
    Fonte: Ciências Online.com

    Cão 'prevê' ataques epiléticos de menina na Irlanda

    Estudos científicos têm demonstrado que alguns cães podem ser treinados para 'farejar' cânceres e detectar baixos níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos.

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Cogue alemão, Charlie, com garota Brianna. (Foto: BBC)Cachorro Charlie com garota Brianna. (Foto: BBC)
    Uma família irlandesa alega que seu cão de estimação está ajudando a cuidar de sua filha de três anos, chamando a atenção dos pais quando a menina está prestes a ter um ataque epilético.
    A família Lynch acredita que seu dogue alemão, Charlie, pode perceber mudanças em sua filha - Brianna sofre de epilepsia desde que nasceu - até 20 minutos antes que ela tenha uma crise.
    Segundo a família, Charlie os alerta andando em círculos em torno de Brianna. Ele também gentilmente a encosta contra uma parede para impedi-la de cair durante um ataque.
    A epilepsia pode levar a convulsões traumáticas, como um estado de transe profundo, ou convulsões violentas, durante as quais ela corre o risco de cair e bater a cabeça.
    Não há provas científicas de que cães possam detectar esse mal, mas instituições britânicas já treinam os animais para identificar problemas de saúde em humanos.
    A mãe de Brianna, Arabella Scanlan, disse que Charlie não é treinado como um 'cão de alerta para um ataque epilético' - é um animal de estimação comum, que ela crê ter desenvolvido instintivamente uma habilidade especial.
    Padrão de comportamento
    A família notou a habilidade de Charlie anos atrás, quando o enorme dogue alemão começou a ficar agitado e andar em círculos em torno Brianna, e minutos depois ela teve um ataque epilético.
    A mãe disse que começou a perceber um padrão de comportamento, percebendo que a agitação do cachorro comumente aumentava antes de um ataque.
    'Eu fui para o quintal um dia e ela (Brianna) estava tendo uma convulsão. Estava encostada na parede, inclinada sobre (o cachorro), que olhava para mim como se dissesse: 'Eu não sei o que fazer'. Mas ele ficou ao lado dela, não se moveu', lembra Scanlan.
    Ela conta que, desde então, o cão raramente sai do lado de Brianna e a encosta contra alguma superfície se sente que ela está prestes a convulsionar.
    'Realmente não entendo a psicologia por trás disso, mas as pessoas ficam hipnotizadas quando o veem em ação. Realmente emociona vê-los juntos', acrescentou.
    Família percebeu comportamento de cachorro antes das crises da criança. (Foto: BBC)Família percebeu comportamento de cachorro antes
    das crises da criança. (Foto: BBC)
    Estudos científicos
    Estudos científicos têm demonstrado que alguns cães podem ser treinados para 'farejar' cânceres e detectar baixos níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos, mas até o momento não há nenhuma prova científica conclusiva de que os caninos tenham capacidade de prever ataques epiléticos em humanos.
    Ao mesmo tempo, instituições de caridade na Grã-Bretanha treinam cães para ajudar pessoas com diversos problemas de saúde.
    A instituição Support Dogs treina 'cães que alertam sobre convulsões' e alega que um animal treinado pode 'dar entre 10 e 55 minutos de aviso prévio sobre um iminente ataque'.
    A executiva-chefe da Medical Dection Dogs, Claire Guest, tem experiência pessoal sobre a capacidade dos animais em detectar doenças graves.
    Ela disse que estava ensinando cães a reconhecer tipos de câncer quando um deles 'começou a chamar sua atenção'. Posteriormente, ela descobriu que tinha um câncer de mama em estágio inicial.
    Guest lembra, porém, que ainda não está claro como alguns cães poderiam prever ataques epiléticos. Ela acha que a habilidade poderia ser desencadeada pelo cheiro, mas os cães podem também estar respondendo a sinais visuais.
    'Capacidade inata'
    Vale destacar que nem todos os cães compartilham da habilidade de detectar doenças e enfermidades.
    Guest disse essa capacidade é geralmente encontrada em cães altamente expressivos, atenciosos em relação aos humanos e que mostram uma preocupação geral em proteger seus donos.
    Ela acrescentou que a maioria dos estudos científicos a respeito do tema foi inicialmente provocada por relatos de donos de animais que observaram um padrão de comportamento em seus cães. Mas crê que mais pesquisas são necessárias.
    Em 2003, os resultados de um estudo preliminar divulgado na publicação científica Seizure, European Journal of Epilepsy sugeriram que 'alguns cães têm capacidade natural para alertar e/ou responder a ataques epiléticos'.
    O estudo acrescentou que o sucesso desses cães 'depende, em grande parte, da consciência e da resposta do dono ao comportamento de alerta do cachorro'.
    Fonte: G1.com

    Reforma agrária de 2013 irá desapropriar terras em 21 estados

    Segundo o Incra, desapropriações atingirão 200 mil hectares.
    Área atingida pela reforma agrária pode acolher 5.050 famílias.

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Os cem decretos de desapropriação de terras que serão publicados até 31 de dezembro irão contemplar 21 estados de todas as regiões do país, informou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
    A retomada da reforma agrária pelo governo federal foi anunciada nesta quinta-feira (17) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em Brasília.
    Os estados onde irão ocorrer desapropriações de terras são Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do NorteRio Grande do SulSanta CatarinaSergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
    A expectativa do governo, destacou o Incra, é assentar 5.050 famílias de trabalhadores rurais em uma área que chegará a 200 mil hectares. Segundo Dilma, o titular do Desenvolvimento Agrário se comprometeu com ela a editar pelo menos 100 decretos de desapropriação de terra para reforma agrária até o final do ano.
    Esse é o primeiro anúncio de decreto de desapropriação de terras para reforma agrária de 2013. Durante a cerimônia de lançamento do programa federal de agroecologia, Dilma tentou justificar a suposta lentidão no assentamento de famílias sem terra. “Não temos o direito de colocar famílias vivendo num lugar onde elas não têm o direito de tirar sua renda”, argumentou.
    O ministro de Desenvolvimento Agrário também negou que haja lentidão no processo de reforma agrária no Brasil. Pepe Vargas enfatizou que, em 2013, foram assentadas cerca de 30 mil famílias no país. Conforme o instituto de reforma agrária, as cem áreas que serão desapropriadas poderão acolher 20,1 mil pessoas.
    Apesar de o ministro ter prometido a publicação de cem decretos, Dilma ressaltou que o número de desapropriações pode ser um pouco maior.
    "Quero informar a vocês que o ministro Pepe e seu ministério assumiram comigo o compromisso de ter cem decretos. Ele [Pepe] tem um pouco mais, mas vai assumir um pouco menos, porque pode dar problema em um e outro, [...] então ele assumiu compromisso de cem decretos líquidos de desapropriação até dezembro", observou a presidente.
    Fonte: G1.com

    Dólar fecha em queda e alcança R$ 2,15 após acordo nos EUA

    Dúvida sobre leilão do BC e sinal de que juro continuará em alta ajudaram.
    Moeda americana fechou em queda de 0,7%, a R$ 2,1593.

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    O acordo temporário entre democratas e republicanos para por um fim ao impasse fiscal nosEstados Unidos e a mudança na rotina dos leilões do BC brasileiro fez o dólar peder fôlego ante o real nesta quinta-feira (17) e fechar no nível de R$ 2,15.
    Operadores se questionaram se a autoridade monetária teria feito uma espécie de teste no mercado, indicando que poderia não gostar do patamar de R$ 2,15 para o dólar. Mas, de uma maneira geral, a avaliação continuou sendo a de que o programa de intervenções do BC não terá mudanças pelo menos por enquanto.
    A moeda americana fechou em queda de 0,7%, a R$ 2,1593, tendo chegado a R$ 2,1573 na mínima. É a menor cotação do dólar desde 14 de junho deste ano, quando a moeda fechou a R$ 2,1481. Veja cotação
    Na semana, a moeda americana acumula queda de 0,85% e no mês, de 2,57%. No ano, há valorização de 5,6%.
    Leilões do BC
    Na quarta-feira, o BC anunciou seu próximo leilão de swap cambial apenas após o fechamento dos mercados. Com o dólar abaixo do "piso técnico" avaliado pelo mercado de R$ 2,20, investidores passaram a especular se o BC manterá o ritmo de rolagens dos contratos que estão para vencer ou até mesmo se continuará com seu programa de intervenções diárias, anunciado em agosto e previsto para durar até o final do ano.
    O anúncio dos leilões de swap cambial tradicional  --equivalente à venda futura de dólares-- costumava ser feito diariamente, às 14h30 e, na véspera, ocorreu às 20h. Com isso, a moeda norte-americana acabou fechando o dia com leve queda e no patamar de R$ 2,17, depois de ter batido na mínima de R$ 2,1551.
    Nesta quinta-feira, o BC informou que passará a anunciar a realização dos leilões diários de swap cambial entre 19h30 e 20h30 por "questão operacional", sem entrar em detalhes.
    "O que tem-se falado no mercado é que há uma pressão para não deixar o real se valorizar tanto", afirmou à Reuters um operador de um banco brasileiro, que pediu anonimato.
    Nesta quinta-feira, o BC vendeu todos contratos de swap cambial tradicional ofertados com vencimento em 5 de março de 2014. O volume fincanceiro equivalente foi de US$ 497,8 milhões.
    Acordo nos EUA
    Nos Estados Unidos, o presidente Barack Obama sancionou, na madrugada desta quinta-feira, a lei que encerra a paralisação do governo dos EUA e eleva o teto da dívida pública norte-americana, logo após o Congresso ter superado um impasse que ameaçava provocar um calote histórico.
    O acordo, no entanto, é temporario. A legislação emergencial financia o governo até 15 de janeiro e eleva o teto da dívida até 7 de fevereiro, quando os norte-americanos correm o risco de enfrentar uma nova paralisação, alimentando expectativas de que o Federal Reserve, banco central do país, deve adiar a redução do seu programa de estímulos, no valor de US$ 85 bilhões mensais, pelo menos até o próximo ano.
    "A superação temporária dos porblemas nos EUA pode levar o Fed a postergar a redução dos estímulos, o que vai estimular o fluxo no mercado", afirmou à Reuters o diretor-executivo da NGO Corretora, Sidnei Nehme.
    Selic pode continuar subindo
    Também contribuiu para a queda do dólar os novos sinais de que o BC deverá manter o atual ritmo do ciclo de aperto monetário. O aumento da Selic, hoje a 9,5%, torna os ativos brasileiros no mais atrativos mercado internacional, favorecendo a entreda da divisa no país.
    Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na manhã desta quinta-feira, o BC informou que é "apropriada a continuidade do ritmo de ajuste das condições monetárias ora em curso".
    "A ata do Copom trouxe pequenas mudanças em relação a ata de agosto, sugerindo que o BC pode continuar subindo a Selic a 0,5 ponto percentual na próxima reunião", disse à Reuters o estrategista-chefe do banco Mizuho, Luciano Rostagno. "O dólar mais fraco favorece o controle da inflação e, pela ata, parece que o BC esta negajado em fazer com que a inflação entre na trajetória de queda", acrescentou.
    Fonte: G1.com

    Jovem é baleada em ato contra morte de morador de Manguinhos, Rio

    Adolescente de 17 anos foi encaminhada para Hospital Salgado Filho.
    Polícia vai ouvir policiais que utilizaram armas na manifestação.

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Moradores de Manguinhos realizaram protesto contra morte de jovem (Foto: Bruno Gonzalez/Agência O Globo)
    Moradores de Manguinhos realizaram protesto contra morte de jovem (Foto: Bruno Gonzalez/Agência O Globo)
    Uma jovem de 17 anos foi baleada em uma manifestação na favela de Manguinhos, Subúrbio do Rio, em repúdio à morte do jovem Paulo Roberto Pinho, que teria sido espancado e morto por PMs, na tarde desta quinta-feira (17). Ela foi encaminhada ao Hospital Salgado Filho, no Méier, também no Subúrbio, onde foi visitada pelo coordenador da Área de Polícia Pacificadora, Coronel Cláudio Halick.
    O comandante da UPP Manguinhos, Capitão Gabriel Toledo, vai tomar depoimento dos policiais que utilizaram arma de fogo durante manifestação de moradores na comunidade As armas utilizadas por PMs serão encaminhadas para perícia.

    O enterro do corpo de Paulo Roberto Pinho, de 18 anos, será realizado às 15h desta sexta-feira (18), no Cemitério de Inhaúma, também no Subúrbio. O delegado José Pedro da Silva, titular da 21ª DP (Bonsucesso), afirmou que os exames preliminares do Instituto Medico Legal (IML) dizem que a causa da morte do jovem não foram lesões, supostamente causada pelos policiais. Fátima Menezes, mãe da vítima, afirma que as agressões aconteceram em um beco da comunidade. Segundo ela, Paulo Roberto era "perseguido" por um dos agentes.
    Mãe segura a identidade do filho morto em Manguinhos (Foto: Lívia Torres / G1)Mãe segura a identidade do filho morto em
    Manguinhos (Foto: Lívia Torres / G1)
    Os médicos legistas afirmam que mesmo que ele tenha levado socos, isso não foi o motivo da morte. Segundo o delegado, a lesão visível no corpo do jovem é do lado direito da boca. A polícia trabalha com a hipótese de lesão seguida de morte.
    "Os policiais disseram que abordaram os quatro rapazes e que Paulo Roberto se negou a ser revistado, correu para o beco e caiu desmaiado", disse o delegado. 
    PMs negam espancamento
    Paulo Roberto morreu na madrugada desta quinta feira em Manguinhos. O delegado já ouviu os cinco policiais que abordaram o jovem na comunidade e todos negam terem espancado o rapaz. A família e uma testemunha que estava com Paulo Roberto já foram ouvidas. A testemunha afirmou em depoimento que o jovem levou uma joelhada no tórax e foi espancado. Duas testemunhas ainda não foram ouvidas.
    O delegado disse que Paulo Roberto chegou com vida na UPA de Manguinhos. Ele também afirmou que o jovem tinha sete passagens pela policia, 4 por furto e 3 por assalto a mão armada. José pedro disse ainda que o jovem estava drogado ao ser abordado na comunidade. Ainda segundo José Pedro, havia sangue no "beco do Loló" onde o jovem foi encontrado desmaiado e, por isso, exames de DNA estão sendo feitos para confrontar com os padrões genéticos de Paulo Roberto.
    "A gente já tem uma linha de investigação, mas precisamos aguardar exames do IML e de DNA. O que posso afirmar é que não há marcas de tiro nem de facada no jovem."
    Versão da família
    De acordo com a doméstica Regina Pinho, tia da vítima, Paulo foi levado para uma UPA na comunidade e estava com uma bermuda que não era dele amarrada na cabeça para estancar o sangue.
    "Pegaram ele e levaram para um beco. Espancaram até a morte. Vim aqui para reconhecer o corpo porque a mãe dele não teve condições psicológicas para vir aqui. Quando vi o corpo no meu sobrinho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ele estava com uma bermuda amarrada na cabeça e tinha muito sangue", disse.
    Preso em Bangu
    Regina, que esteve no Instituto Médico Legal (IML) para reconhecer o corpo de Paulo Roberto, disse que o jovem tinha passagem pela policia e estava preso em Bangu este ano. Segundo ela, ele foi solto pois pagou fiança. A doméstica também afirmou que os policiais conheciam Paulo Roberto.
    "Eles conheciam meu sobrinho e só arrastaram ele pro beco. A comunidade está em guerra agora. Queremos justiça."
    Segundo o comando da UPP Manguinhos, a morte de Paulo Roberto ocorreu durante uma abordagem seguida de perseguição a pé, ocorrida por volta das 3h15 na localidade Barrinho. A PM informou que os agentes avistaram quatro jovens suspeitos, que fugiram em direção a um beco.
    O comando da UPP disse, ainda, que Paulo Roberto caiu desmaiado, "visivelmente alterado", antes de ser capturado. Ele foi socorrido pelos policiais até a UPA de Manguinhos, onde chegou morto, conforme confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
    Ainda de acordo com o comando da UPP Manguinhos, o policial acusado pela mãe do jovem não estava trabalhando durante o ocorrido e que ele está cumprindo serviço no Lins de Vasconcelos.
    O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso). Seis policiais de plantão no momento do ocorrido foram ouvidos, assim como o comandante da UPP de Manguinhos, capitão Gabriel Toledo, a mãe da vítima, seus familiares e testemunhas. Uma perícia era feita no local no início da tarde desta quinta-feira.
    •  
    Fátima, mãe do jovem morto, esteve no IML para reconhecer o corpo (Foto: Lívia Torres / G1)Tia do jovem morto esteve no IML para reconhecer o corpo (Foto: Lívia Torres / G1)Fonte: G1.com


    Polícia apresenta traficante acusado de matar sobrinha de Leo Kret

    Lare foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde ficará à disposição da Justiça criminal

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013

    Da RedaçãoO traficante Laíre Luiz Araújo dos Santos, conhecido como Lare, 21 anos, foi apresentado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (17). Ele é apontado como autor dos disparos que provocaram a morte da sobrinha da ex-vereadora Leo Kret, Franciele Gomes de Souza, 6 anos, e que deixou cinco pessoas feridas no dia 6 de outubro, no Bar do Chico, de propriedade do pai da ex-vereadora, em Pernambués.

    Laíre Luiz Araújo dos Santos, 21, se entregou à polícia na terça-feira


    O traficante se apresentou na terça-feira (15), na companhia de um advogado, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Expedido pelo 1º Juízo da 2ª Vara do Tribunal do Júri, o mandado de prisão foi cumprido pela titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), delegada Clelba Regina Teles, que apresentou Laíre à imprensa nesta manhã.

    O traficante é integrante da quadrilha de Ismael Carlos Duarte dos Santos, o Pezão e, segundo a delegada,o alvo dele e de seu companheiro Leonardo Santos de Santana, o Leo, era Emerson Carlos de Oliveira Souza, o Poio, de 20 anos, integrante do bando de Babalu. 


    O grupo é rival da quadrilha de Pezão e, quando a dupla soube da presença de integrantes do bando rival, foram ao Bar do Chico para executá-los. Poio foi atingido pelos disparos.

    A dupla foi reconhecida como autora dos tiros por testemunhas. Além de Emerson, os quatro atingidos pelos disparos já receberam alta do Hospital Geral do Estado (HGE) e também reconheceram Lare e Leo.

    De acordo com a delegada Clelba, mais seis mandados de prisão foram expedidos. A polícia está à procura de Uelder Duarte dos Santos, Marcos Conceição Miranda, o Marquinhos", Caca, Lieu, Leo e o líder Pezão. 

    O crime
    Dois homens chegaram atirando em um bar, na localidade do Alto do Cruzeiro, em Pernambués, na noite de domingo (6). Franciele, neta do dono do bar, foi baleada no peito e morreu a caminho do hospital. Ela estava brincando com outras crianças.

    Outra sobrinha de Léo Kret, que dança com a tia na banda Léo Kret & As Novinhas, também ficou ferida. A adolescente de 14 anos, prima da menina Franciele, foi atingida na coxa esquerda. Todas as vítimas já receberam alta do hospital.

    Confira abaixo o post da ex-vereadora Léo Kret do Brasil sobre o caso:
    Fonte: Correio 24 horas.com

    Gari é morto em briga por esgoto e família incendeia casas dos suspeitos

    Reginaldo Da Paixão, 42 anos, foi morto a facadas em Mar Grande

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Da Redação
    Um homem foi morto na manhã desta quinta-feira (17) em Mar Grande, distrito de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. De acordo com a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vera Cruz), Reginaldo Da Paixão, 42 anos, trabalhava como gari e foi morto a facadas.
    Reginaldo e o vizinho, Luis Carlos Santos de Jesus, 35, teriam discutido por causa de um esgoto que passava pela casa da família do gari. A discussão ficou intensa até Reginaldo agredir Luís Carlos com enxadadas. Depois dessa primeira discussão, Luís Carlos voltou com seu irmão, Carlos Santos, e deu uma facada em Reginaldo. 
    Os familiares de Reginaldo tentaram levá-lo até o Hospital Regional de Itaparica, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu. 
    Revoltados, familiares de Reginaldo e populares conhecidos da vítima queimaram cerca de cinco residências de parentes dos acusados na região conhecida como Alto do Riachinho.
    Segundo o delegado Rafael Magalhães, da 24ª Delegacia Territorial (DT/Vera Cruz), os dois irmãos estão foragidos e o principal acusado, Luís Carlos de Jesus, estaria com ferimentos graves na cabeça e a clavícula quebrada. 
    Fonte: Correio 24 horas.com

    Senado aprova criação de mais 180 municípios brasileiros

    Com apoio quase unânime dos senadores, projeto de lei segue para sanção da presidente Dilma Rousseff

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    Da Redação
    Após uma intensa pressão nos bastidores, o projeto de lei complementar que define novas regras para a criação de municípios foi aprovado pelo Senado. A proposta abre a possibilidade de criação de pelo menos novos 180 municípios, que poderão se juntar às atuais 5.578 prefeituras e Câmara de Vereadores existentes no país.
    Já analisada pela Câmara dos Deputados, após ter tido um apoio quase unânime dos senadores, a matéria segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff. A proposta não define o valor a ser gasto para a adoção das novas estruturas administrativas, que vão abrigar prefeitos, vereadores e servidores municipais. Estimativas não oficiais, contudo, apontam cerca de R$ 9 bilhões em novos gastos.
    Isso tem preocupado o Palácio do Planalto, segundo admitem, reservadamente, parlamentares governistas. O Executivo não tentou barrar a proposta, já de olho nas eleições de 2014 e na necessidade de agradar as bases. A votação às vésperas do ano eleitoral também influenciou o posicionamento dos senadores. Apenas o tucano Aloysio Nunes (SP), líder do partido na Casa, se declarou abertamente contra a proposta.
    “Hoje há um número de municípios que já estão com seus limites de gastos absolutamente ultrapassados. Portanto, a situação do país não é a melhor nesse momento. Em outras circunstâncias de temperatura e pressão, poderia ser aceito”, disse. Ciente da falta de consenso na bancada, ele não orientou os senadores do partido a votar contra, liberando a votação. 
    Embora não tenha se manifestado contra a proposta, o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), disse que o Senado vai arcar com o ônus de ter facilitado a “proliferação de municípios”. Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse que a proposta cria regras mais rígidas para quem tem condições de se emancipar. “Quem quiser fazer leitura equivocada, que faça.”
    Para o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), relator do projeto, só quem nunca morou em distrito é contrário a essa proposta. “Eu morei num distrito que depois virou cidade. Não vai prejudicar ninguém. Pelo contrário, vai favorecer. Não votar esse projeto é deixar relegada a população à própria sorte”.
    Fonte: Correio 24 horas.com

    Sítio do Quinto-BA: Festa do Padroeiro do Pov. Tinguí é cancelada

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013



    A Prefeitura Municipal de Sítio do Quinto avisa que por força maior a Festa do Padroeiro do povoado Tinguí que iria ocorrer no dia 26 de outubro foi cancelada, e deixa bem claro que em breve será remarcada outra data para o evento. Na oportunidade o Prefeito Cleigivaldo Carvalho convida a todos para marcar presença na grande Cavalgada do povoado Rasinho no dia (27/10), uma festa que já se tornou tradição.

    Fonte: www.rodrygoferraz.com.br

    Rádios AM deverão migrar para FM a partir de novembro


    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    RADIO AM
    As rádios AM devem ganhar novo fôlego no Brasil, com a migração das emissoras para a faixa FM. Como nenhum aparelho eletrônico moderno, incluindo os celulares, recebem o sinal AM, as rádios que operam nessa faixa estavam perdendo público, principalmente entre os mais jovens, afirmou nesta segunda-feira (14) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a 43ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão, que acontece no Rio de Janeiro em 2013.Paulo Bernardo disse que a digitalização do rádio, assim como vem acontecendo com a TV, ainda não tem um modelo que definitivamente sirva ao Brasil.
    — O que nós vamos fazer ainda este ano é autorizar as rádios AM se transformarem em rádios FM. Uma das pressões que temos para fazer o rádio digital é que a qualidade do rádio AM está caindo, principalmente nos grandes centros urbanos. Isso prejudica muito a audiência. A juventude, por exemplo, nem ouve mais rádio AM.
    Bernardo informou que já foram feitos estudos que apontam viabilidade para a migração.
    — Com a digitalização da TV, nós temos os canais 5 e 6 [liberados], onde cabem muitas rádios. Nós estamos fazendo uma solução que é importante, que é autorizar rádio AM para a faixa de FM. Isso vai ser assinado em novembro, que tem o Dia do Radialista [comemorado em 7 de novembro].
    O ministro disse também que o desligamento do sinal analógico para os antigos aparelhos de televisão, chamado de switch off, ocorrerá no primeiro semestre de 2015, mas que o cronograma ainda está sendo acertado com as emissoras. Segundo Bernardo, não haverá, contudo, prejuízo para o público, pois o governo vai facilitar a aquisição dos aparelhos necessários para converter o sinal digital para as televisões analógicas.
    O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, explicou que, com a futura liberação do espectro de 700 mega-hertz (MHz), onde hoje operam as televisões analógicas, parte desse espaço será ocupado pelas rádios AM.
    — Hoje a faixa de frequência do FM atual vai de 88 MHz a 108 MHz. Os canais 5 e 6 vão de 76 MHz a 88 MHz. É o que agente chama de faixa contígua ao FM. O decreto conterá que nos municípios onde tem outorga e todas as AM cabem no espectro atual de FM elas migram automaticamente e devolvem sua frequência AM para o governo. E nas emissoras que vão para os canais 5 e 6, elas começam a operar e terão um prazo de transmissão simultâneo até cinco anos.
    O presidente da Abert disse ainda que, para garantir que os novos rádios possam captar essa faixa extra de FM, o governo deverá editar uma portaria obrigando todos os receptores produzidos no Brasil já virem com atualização do software para a faixa estendida.
    Fonte: R7.com

    Jeremoabo: TRE também julga Ação contra Anabel e Jeannete como “Improcedente”

    A decisão unânime ratificou a sentença do Juiz Eleitoral da Comarca de Jeremoabo. 

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013



    O Tribunal Regional Eleitoral – TRE  negou na manhã desta quinta-feira, 17, por 7 x 0, o recurso da coligação ‘Jeremoabo de Todos Nós’  do candidato Derisvaldo José dos Santos, “Derí do Paloma”, contra a prefeita eleita, Eleita Anabel de Sá Lima e a vice-prefeita Jeannete Mnezes Lima. Ambas foram denunciadas por suposto  abuso de poder econômico, político  e de autoridade. Na sentença do juiz eleitoral da 51ª Zona Eleitoral da  Comarca de Jeremoabo, Antonio Henrique da Silva, no dia 08 de julho de 2013, a Ação de Investigação já havia sido julgada  como Improcedente e hoje o TRE ratificou a decisão.
    “Deri do Paloma”, acusa as candidatas aos cargos de Prefeita e Vice-prefeita de Jeremoabo, na época, de abuso de Poder Político e Econômico, alegando que, no dia 30 de setembro de 2012, os réus cometeram grave infração ao disposto na Lei das Eleições, uma vez que o esposo da candidata Anabel, João Batista Melo de Carvalho (Tista de Deda), ex-prefeito e também acionado, teria promovido um showmício em benefício das candidatas, ao utilizar o microfone em um show artístico no Povoado Riacho São José.
    Cabe recurso ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral.


    Fonte:Jeremoabo Notícias

    Jeremoabo: bairros receberão quadras poliesportivas

    Sr. do Bonfim, Santo Antônio e Vila de Brotas serão beneficiados. 

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013



    Bairros de nossa cidade receberão em breve quadras poliesportivas que dinamizarão o esporte em Jeremoabo. Para viabilizar o intento, a Prefeita Municipal, Anabel de Sá Lima, emitiu três decretos considerando algumas áreas como de domínio público para atendimento das exigências das construções. 
    O DECRETO Nº. 53/2013, de 14.10.2013, considera como de Domínio Público uma faixa de terra medindo 1.750,00 m² (mil setecentos e cinquenta metros quadrados) situada no bairro Senhor do Bomfim,
    O DECRETO Nº. 54/2013, de 14.10.2013, considera como de Domínio Público uma faixa de terra medindo 2.848,50 m² (dois mil oitocentos e quarenta e oito vírgula cinquenta metros quadrados) no Bairro Santo Antonio, e
    DECRETO Nº. 55/2013, de14. 10.2013, considera como de Domínio Público uma faixa de terra medindo 1.500,00 m² (mil e quinhentos metros quadrados) situada no bairro Vila de Brotas
    Se realmente forem concretizadas será um presente para o município e juventude, carente de locais para a prática de esportes e atividades físicas.


    Fonte: Jeremoabo Notícias

    Relógio mostra o dia de sua morte e faz contagem regressiva

    Por Shanddy Notícias em 17 de Outubro de 2013


    RELOGIO 01
    Um relógio “estranho” foi projetado para prever o momento exato que você vai morrer. Chamado de Tikker, ele faz uma contagem regressiva mostrando os anos, e até os segundos que faltam para você “partir dessa para uma melhor”. A ideia é fazer o dono do objeto aproveitar todos os momentos da vida, mas será que isso funcionaria?
    Inventado pelo sueco Fredrik Colting, o projeto começou quando seu avô o fez filosofar quando disse a frase: “Nada importa quando você está morto e o que temos que fazer é executar as coisas quando estamos vivos”.
    409
    Para basear a hora e o dia de sua morte, o usuário precisa responder um extenso formulário com perguntas como você bebe ou fuma até dados de seu histórico médico. Após esse processo, seu tempo de vida é calculado e o relógio dispara.
    Segundo Colting: “Algumas pessoas passam por experiências de quase-morte ou doenças graves e saem disso com uma nova maneira de olhar a vida. Elas já não davam importância para as pequenas coisas, mas são elas que simplesmente fazem à alegria de estar vivo”, disse.
    Ele agora espera arrecadar mais de R$ 54 mil reais com a ajuda dos internautas para colocar o relógio à venda em abril de 2014 por um valor estimado em R$ 126,00.
    Fonte: R7.com