Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • terça-feira, 3 de dezembro de 2013

    Religião: Renovação Carismática Católica de Adustina realiza Kairós de Cura & Libertação

    Por Shanddy Notícias em 03 de Dezembro  de 2013

    KAIROS DE CURA E LIBERTAÇÃO
    Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro acontece o Kairós de Cura & Libertação em Adustina. O evento contará com a participação do Padre Jesson e o Seminarista  André RCC de São Paulo.
    PROGRAMAÇÃO:
    12/12/2013 – Quinta-feira
    Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz.
    13/12/2013 – Sexta-feira
    Durante o dia visita as famílias. As 19 horas apresentação do Grupo de Oração.
    14/12/2013 – Sábado
    Encerramento: As 19 horas – Missa de Cura e Libertação.
    Realização: Renovação Carismática Católica de Adustina, Grupo de Oração Semeando o Amor e Padre João Batista.
    Informações: Adustina.net

    Fragmentos da memória do cangaço em Adustina: A amarga visita para Diomédio

    Por Shanddy Notícias em 03 de Dezembro  de 2013importe produtos  da china

     Narciso Dias, Catarina (esposa de Narciso) e o professor Salomão, atentos às memórias de Seu Diomédio.
    Narciso Dias, Catarina (esposa de Narciso) e o professor Salomão,
    atentos às memórias de Seu Diomédio.
    Em julho deste ano, à convite do professor e memorialista Salomão Santos, e na boleia do confrade Narciso Dias (presidente do Grupo Paraibano de estudos do Cangaço – GPEC), fomos realizar uma pesquisa de campo na cidade baiana de Adustina. São vários os fatos ocorridos naquele território que se chamava à época Bonfim do Coité e pertencia ao município de Paripiranga. Realizamos a viagem no intuito de conhecer e fotografar a sepultura de um cangaceiro. O que eu nunca imaginei é que logo ali a 60km de minha cidade ainda pudesse encontrar testemunhas oculares dos fatos que aterrorizavam a região na década de trinta.
    Patrocínio do Coité como era chamada no passado foi berço dos cangaceiros Saracura e Vinte e Cinco. A sede do município só foi atacada uma única vez, mas os distritos serviam como se dizia à época como “corredor de cangaceiros” que transitavam entre Jeremoabo, Bebedouro (Atual Cel. João Sá), Pinhão, Carira, Serra Negra (Atual Pedro Alexandre) etc.
     Aspecto de Paripiranga na década de 30.  Acervo: Roberto Santos
    Aspecto de Paripiranga na década de 30. Acervo: Roberto Santos
    Através do livro “Adustina sua História” do pesquisador Roberto Santos de Santana tomamos conhecimento que o senhor Diomédio Martins dos Santos, um lavrador, residente num povoado próximo, havia apanhado dos cabras de um famoso cangaceiro, estava vivo pra nos contar esta história. A julgar pela idade atual de nosso depoente, noventa e três anos, deduzimos que o fato ocorre entre 1933/1934.
    A história do lugar resguardada no livro de Roberto Santos.
    A história do lugar resguardada no livro de Roberto Santos.
    Os cangaceiros tinham feito uma pilhagem na bodega de Manoel de Lia situada no Baixão de Carrolino, lugar bem próximo à Paripiranga e rumaram para o Olho D´água de Fora que hoje pertence à Adustina. Seu Diomédio contava treze anos de idade e morava com os avós.
    Naquele dia estava somente ele e a irmã caçula. Da janela percebeu a aproximação de uma gente fardada montada em cavalos no terreiro da casa. Pensou ele se tratar de uma força Volante que guarnecia os povoados. Ele que portava uma pequena faca de ponta na cintura jogou-a embaixo da cama e correu pra sala. Lá estavam todos aqueles homens e duas mulheres, recorda que eram ao todo oito. Um deles, sem cumprimentar e nem fazer arrodeio, pergunta se tinha açúcar. Diomédio respondeu positivamente.
    Em seguida, o mesmo cabra emenda:
           
    - É Ouro?
    O menino negou, e foi então que percebeu que estava diante de cangaceiros. Todavia, antes que pudesse formular uma desculpa, a irmã, que ouvia a conversa da cozinha, respondeu sem entender a pergunta feita pelo cabra. Não imaginava o perigo que corriam:
          
      – Tem, e é uma mochila cheia.
    Um dos cabras, percebendo a possível mentira de menino, deu-lhe um soco no abdômen  que o fez cair ao chão. Tomado por uma repentina emoção, Diomédio viaja ao momento do episódio: Então me levantei e pedi para que entendesse, se quisesse bater, batesse, mas o que nós tínhamos era açúcar e não diacho de ouro. O resultado é que fui agredido pelo cabra novamente. Um deles visivelmente embriagado pela cachaça que furtara da venda de seu Manoel jogou a própria companheira para cima de mim, dizendo:
    Tome esta mulher pra você!!!
    Nesse momento a cabroeira foi ao delírio. Ai eu gritei com mais raiva aindaNão quero porqueira de mulher nenhuma.
    E um outro cabra se alterou ainda maisEspia, quer dizer que é porqueira é? Ele não vai contar mesmo, atira neste cachorrinho.
    Ai um deles manobrou um fuzil e o encostou na minha barriga e pediu pressa na localização da tal mochila de ouro. Era pra intimidar a todo custo.
    Eu ainda insisti:  - Não tem peste de ouro, o que tem aqui é açúcar, a menina entendeu errado.
    O cangaceiro que perguntou pelo ouro, então, decide:
         
         - Então você vai com a gente!
         – Poisnão saio daqui pra lugar nenhum – Disse o moleque Diomédio sem estremecer.
    E a cada negativa tome couro.
     Diomédio Martins dos Santos: Um caboclinho destemido. Foto: Kiko Monteiro
    Diomédio Martins dos Santos: Um caboclinho destemido. (Foto: Kiko Monteiro)
    Para sua salvação entrou na casa o chefe do grupo que, reprovando com severidade, ordenou que não batessem no jovem. E que se retirassem imediatamente, pois teve notícias que uma Força estava a caminho do povoado. – Nem o açúcar levaram. Mais tarde ele soube que aquele homem era o chefe do ‘coloio’, o afamado “Anjo” Roque Labareda. Que já comandava seu próprio grupo e tinha naquela região entre Bahia e Sergipe sua “base de operações”.
    A narrativa ainda prossegue. Diomédio fala vagamente sobre um ”fogo” ocorrido no dia seguinte à esta visita, que resultou na morte de um dos cabras de Ângelo Roque… Como o próprio Diomédio não recordava maiores detalhes e nós não obtivemos confirmação nem sobre a volante envolvida nem quanto à identidade do cangaceiro abatido, preferimos nos ater ao fato mais consistente que já faz de seu Diomédio mais que uma testemunha, uma personagem do Cangaço em Paripiranga.
    Aguardem mais uma das histórias colhidas nesta nossa breve e proveitosa diligência em Adustina.
    Informações: Adustina.net

    Agricultores de Paripiranga e Adustina colhem safra recorde de milho

    Por Shanddy Notícias em 03 de Dezembro  de 2013anuncio face

    São mais de 40 mil hectares de lavoura em pleno semiárido.

    Na região de Paripiranga e Adustina, no sertão da Bahia, os coqueiros dividem espaço com um milharal a perder de vista. As chuvas foram regulares entre abril e agosto, época de plantio e desenvolvimento das lavouras. Acima de 700 milímetros, bem distribuídos. Uma condição excepcional,  diferente da maior parte do semi-árido, castigado pela seca.

    Em Aracajú, o meteorologista Overland Amaral explica essa condição particular de clima. “Essa região está mais próxima do litoral e recebe mais facilmente a umidade que vem do oceano”.
    Paripiranga deve colher até janeiro 260 mil toneladas de milho. A safra é recorde no município. Um alívio para os agricultores que no ano passado sofreram com a seca e colheram apenas 30 mil toneladas.

    Em 2012, choveu menos da metade do normal para essa região. Eraldo Carvalho, agricultor que vai colher 19 mil sacas de milho em 150 hectares, quer esquecer a safra passada, mas não perde o bom humor. “Ano passado não teve, 2012 foi perda total, milho pequeno e espiga feia”.

    O cultivo do milho ganhou força na região de quatro anos pra cá, quando os agricultores passaram a investir em tecnologia: melhoraram a adubação do solo e usaram sementes selecionadas.

    A produtividade média passa de sete toneladas por hectare. O agrônomo da empresa baiana de desenvolvimento agrário, Jobson Peixoto, observa outra mudança.  “Muito produtor que vinha plantando feijão agora ta passando a plantar o milho por vários fatores. Na colheita do feijão necessita muito da mão de obra,  que está muito cara e escassa”.

    Nem todos os produtores de milho conseguem comprar máquinas, mas se viram pra fazer a colheita. “Aqui a maioria é agricultura familiar só que eles não tem a máquina. Os maiores vão colher a roça dos pequenos, cobram 1,50 por saco”, diz José Hildo Santana, presidente do sindicato rural da região. É mais um custo para os agricultores, que reclamam do preço da saca, vendida em média por R$ 24.

    Essa super produção expõe outro problema: a falta de armazéns. Quando a safra é boa, muitos agricultores não tem onde guardar o milho, e o grão que é colhido vai direto pra carreta. Em quase toda a roça tem um caminhão sendo carregado para seguir viagem.

    É tanto movimento que em um posto de combustíveis, entre Paripiranga e Adustina, ganhou o nome de rota do milho. Lá os caminhoneiros pesam as cargas e descansam. Motoristas de todo o Nordeste, acostumados a cruzar o país em busca do grão, economizam com a safra farta na Bahia.

    A produção de milho mexe com o comércio. Em Paripiranga, não tem lojista que não fique de olho lá no campo. No centro de Adustina uma imagem que chama a atenção é a praça, que virou um depósito a céu aberto, onde o milho fica debaixo do sol pra perder a umidade.

    Genílsondo Nascimento é agricultor, e também trabalha como intermediário: compra pra revender. Ele é dono de um dos sete depósitos ao redor da praça. “Como não cabe o milho nos depósitos, cada um coloca um pouquinho na praça”, diz.

    O armazém da Conab mais próximo fica em Ribeira do Pombal, também na Bahia, a cerca de 80 km de distância. O transporte é difícil e os agricultores, preferem ter alguém que compre em sua porta, mesmo pelo preço abaixo de mercado, do que ter mais gasto para vender à Conab. 

    Na propriedade de Ivo, sacos de milho viram paredes. Ele usou a criatividade, e com a ajuda do filho Tarcísio, de 16 anos, está montando piscinões de lona para guardar o grão.

    Quando a colheita terminar, o agricultor Ivo Andrade vai encher cada piscinão com o equivalente a três mil sacas de milho. “Vou guardar porque a gente precisa ganhar um pouco mais. Como o preço agora a gente acha que não está suficiente para as contas, vamos guardar o milho, esperar janeiro pra que a gente possa ganhar um pouco mais”.
    Informações: Rodrygo Ferraz.com

    Colisão entre moto e carro deixa dois mortos na cidade de Araci-BA

    Por Shanddy Notícias em 03 de Dezembro  de 2013criar anuncio facebook

    Um grave acidente na noite desta segunda-feira (2), por volta das 20h10 deixou duas vítimas fatais na BR-116, próximo ao posto juliana em Araci.



    Segundo informações da PM, o motociclista de apelido Bananinha, de 62 anos, estava com o rapaz de apelido Sutero na moto Honda CG-125 trafegando pela BR-116 quando foi atingido pelo veículo voyage por trás da moto. Os dois foram lançados a metros do local do acidente e morreram ainda no local.

    Ainda segundo a Polícia Militar, o motociclista estava provavelmente em baixa velocidade e isso tenha provocado o acidente. Bananinha morava no bairro do Tiracolo em Araci e tocava zabumba no grupo Flor do Sertão. Sutero era vaqueiro em uma fazenda do município.


    Os dois corpos aguardam a chegada do rabecão de Serrinha para remover até o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

    Com Informações: Rodrygo Ferraz.com

    Motociclista morre e carona fica gravemente ferida após atropelar e matar cavalo na BR-116 no povoado de Jorrinho em Tucano-BA

    Por Shanddy Notícias em 03 de Dezembro  de 2013como ganhar dinheiro no facebook

    DSCF9471
    Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em decorrência de um acidente no inicio da madrugada desta segunda-feira dia (2), na BR-116/Norte, no povoado de Jorrinho em Tucano. O acidente aconteceu por volta das 00h40min, quando a moto Honda CB-500Cc de cor preta, placa JOU-1501, licenciada de Salvador, que estava sendo conduzida por Agnaildo Matos da Costa, 29 anos, colidiu em um cavalo que estava na pista.

    Devido à gravidade da colisão, Nenem de Osvaldo como era conhecido o motociclista, bem como o animal, morreu no local. Uma adolescente das iniciais L.A de 17 anos, que estava na garupa da motocicleta, sofreu vários ferimentos, principalmente na cabeça, sendo socorrida para o Hospital Municipal Mariana Penedo e logo em seguida, transferida em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

    Segundo informações de populares, eles estavam retornando de uma festa no povoado de Pedra Grande Curtume, com destino ao distrito de Caldas do Jorro, quando o sinistro aconteceu. Com o impacto da colisão, a motocicleta foi projetada a 71 metros de distância do local.

    Policiais Militares do 1º- Pelotão de Caldas do Jorro se deslocaram para o local, onde informaram o fato ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Euclides da Cunha, bem como ao Posto da Polícia Rodoviária Federal em Feira de Santana.
    Revoltados com a demora do DPT e da PRF, que só chegaram às 7h50min da manhã, familiares das vítimas, juntamente com moradores do povoado de Jorrinho, interditaram a rodovia até que fosse removido o corpo do rapaz. Com a interdição da BR, formou-se um grande engarrafamento, chegando a quase 5 km de extensão nos dois sentidos.

    O corpo de Agnaildo foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal(IML) de Juazeiro, para ser autopsiado. O sepultamento do mesmo estar previsto para as 10hs da manhã desta terça-feira dia (3), no cemitério de Caldas do Jorro.

    Texto e fotos: Gil Santos
    Com Informações: Rodrygo Ferraz.com

    Seleção de Adustina perde para Paulo Afonso e dá adeus a Copa do Caju

    Por Shanddy Notícias em 03 de Dezembro  de 2013envio de mailing

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Na tarde deste sábado, dia 30 de novembro, a seleção de Adustina foi até Paulo Afonso enfrentar o time da casa, pela a 5ª edição da Copa do Caju Sub-17. Desfalcada do atacante Arnaldo contundindo e do meia Gabriel, que está servindo o Confiança/SE, precisando de uma vitória simples para seguir para a próxima fase, a seleção adustinense chegou a tá vencendo a seleção de Paulo Afonso pelo placar de 2 a 1.Mas, na segunda etapa, a equipe da casa com a força de sua torcida que lotou as dependências do Estádio Engenheiro Ruberleno de Oliveira, venceu a seleção de Adustina pelo placar de 3 a 2. Com o resultado, a seleção de Adustina está eliminada da competição.
    Confira o resultado dos outros jogos
    Definida as equipes classificadas para as semifinais da 5ª Copa do Caju, Sub-17. No sábado, dia 07 de dezembro, serão realizadas as partidas de ida. No Estádio Municipal João Isaias Montalvão a seleção de Jeremoabo goleava a seleção de Coronel João Sá pelo placar de 3 x 0, quando o time joão-saense se retirou de campo aos 38 minutos do primeiro tempo.
    No primeiro duelo Jeremoabo havia perdido, por 1 x 0. Jeremoabo enfrentará a seleção de Banzaê, sendo que o primeiro confronto será no Estádio Municipal de Banzaê. Banzaê consegui a classificação após golear em casa a seleção Sítio do Quinto por 5 x 3. No jogo de ida houve empate em 2 x 2.
    A seleção de Fátima garantiu classificação em jogo apertado contra a seleção de Heliópolis. Apesar de ter perdido por 1 x 0 Fátima se classificou porque no jogo de ida havia vencido por 2 x 0. Outra seleção a garantir vaga foi a de Paulo Afonso, que venceu de virada, no Estádio Engenheiro Ruberleno de Oliveira, Adustina por 3 x 2. Na Capital do Feijão, no jogo de ida, houve empata em 1 x 1. Próximos jogos para definir as duas seleções finalista: Banzaê x Jeremoabo e Fátima x Paulo Afonso.
    (Por: Elton Pinho / Adustina.Net / Informações Adalberto Moreno)
    Com Informações: Rodrygo Ferraz.com