Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • quinta-feira, 12 de setembro de 2013

    Definida a programação da 26ª Romaria de Canudos-BA

    cANUDOS 333333
    A organização da 26ª Romaria de Canudos define a programação do evento que este ano acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro na cidade baiana de Canudos.  Para os organizadores, a Romaria de Canudos é um importante acontecimento social e religioso que revive um momento bem particular da história do povo sertanejo. Este ano a Romaria que debate os desafios e perspectiva dos jovens do Semiárido traz o tema:  “Juventude e Meio Ambiente na História Viva de Canudos, e o lema: “Jovem! Levanta-te, anda e transforma o sertão.

    O padre José Alberto, vigário da Paróquia de Canudos, lembra que esta romaria tem uma particularidade por reunir um público bem diverso que vai desde religiosos, estudantes, pesquisadores e líderes comunitários que atuam em projetos de desenvolvimento regional. O padre diz ainda que, vim a Canudos em época de romaria significa uma excelente oportunidade de compreender a força e a organização de um povo que muito inspira as lutas  sociais por melhores condições de vida para as comunidades do Semiárido, e, que, essa inspiração passa pela experiência dos jovens que constroem uma nova história nessa região e em todo o Nordeste.
    Programação:
    DIA 18/10: Debates e apresentações culturais no Memorial Antônio Conselheiro a partir das 19:00h.
    DIA 19/10: Visita ao Parque de Canudos às 09:00h – Desfile Cívico às 15:00h – Noite Cultural e Mesa Redonda na sede do IMPC  às 19:00h
    DIA 20/10: Concentração na Capela do Cruzeiro às 05:00h – Celebração Eucarística às 06:30h –Caminhada até o Açude de Cocorobó 8:00h  - Encerramento às 10:00h.
    Autor: Por Raimundo Fábio Ascom /Irpaa

    Educação: Governo Federal vai oferecer Bolsa de R$ 150 a estudantes do ensino médio

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    O Ministério da Educação deve lançar nesta semana um programa para incentivar estudantes do ensino médio de escolas públicas a seguirem carreira na áreas de química, física, matemática e biologia. O Programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor vai conceder bolsas de R$ 150 aos alunos para incentivar a dedicação ao estudo das disciplinas. A expectativa é oferecer inicialmente 30 mil bolsas e ampliar gradualmente até 100 mil.
    Os estudantes terão supervisão de um professor orientador que contará com o apoio de universidades. O professor também receberá bolsa, mas o valor não foi divulgado.
    “Química, física, matemática e biologia são áreas em que a demanda por matrícula no ensino superior é muito baixa. Está em torno de 2,8% a 3% das matrículas e não sai desse patamar. Nós queremos melhorar isso”, explicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, após participar de evento da organização não-governamental Todos pela Educação.
    Um dos objetivos do programa é que o incentivo possa reduzir o déficit de professores nas áreas de química, física e matemática e biologia. Estima-se que atualmente chegue a 170 mil o déficit de docentes na rede pública nessas áreas.
    A intenção é ainda ter profissionais das áreas de exatas em outros setores produtivos, segundo Mercadante. “A medida que você dá condições, ele [o estudante] vai de alguma forma para a área de exatas. Ou vai ser um professor, ou vai ser matemático, físico, químico, que o Brasil precisa de gente em todas essas áreas”, disse.
    De acordo com o ministro, os estudantes receberão uma bolsa de estímulo, a exemplo daquelas de iniciação científica. Enquanto participa do programa, terão uma jornada maior de trabalho em função das tarefas a fazer e o acompanhamento do professor orientador.
    A portaria que cria o programa deve ser lançada esta semana e os estados deverão aderir à iniciativa. A previsão, segundo Mercadante, é fazer a seleção dos alunos e iniciar o trabalho ainda este ano.
    Ao participar de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em abril, o ministro Aloizio Mercadante já havia informado que o programa estava em elaboração.
    (Edição: Carolina Pimentel / Agência Brasil)