Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • sábado, 21 de setembro de 2013

    Filme patrocinado pelo Governo é lançado durante abertura do 13º Curta-SE

    A produção conta de forma divertida a história de um casal que passa por dificuldades no casamento e busca alternativas para que a relação saia da rotina.

    Por Shanddy noticias em 21 de Setembro de 2013


    Uma noite de emoção e muitas gargalhadas. Assim foi marcada a abertura do 13º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), realizada na noite da última segunda-feira, 16, no Teatro Tobias Barreto. Na ocasião, foi lançado oficialmente no Brasil o longa ‘A pelada', do diretor belga Damien Chemin, inteiramente gravado em Sergipe, e que contou com apoio do Governo do Estado e patrocínio do Banese.
    O filme retrata em suas cenas locais bastante conhecidos do público sergipano, como a avenida Hermes Fontes e o Mirante da 13 de Julho, em Aracaju, entre outros. A produção conta de forma divertida a história de um casal que passa por dificuldades no casamento e busca alternativas para que a relação saia da rotina. De acordo com o diretor, Damien Chemin, foi uma alegria muito grande vir a Sergipe gravar esse filme, que foi feito para ter a cara do povo do Estado.
    "Tentei, através do meu olhar estrangeiro, abrir uma visão para a realidade sergipana. Por isso resolvi filmar tudo em Aracaju, incluindo o máximo de elenco e de produção do próprio Estado. É uma alegria muito grande lançá-lo aqui no Tobias Barreto e durante o Curta-SE, onde todos os que trabalharam e atuaram no filme puderam trazer suas famílias para prestigiar também o seu trabalho", frisou.
    Damien falou ainda sobre a importância da participação desses sergipanos no filme, que foi além das câmeras e passando pela trilha sonora e técnica. "A trilha foi produzida por Dudu Prudente, e foi baseada em ritmos populares, revisitados pelo próprio Dudu, de maneira a trazer o espírito e som das ruas de Aracaju", explicou. Ritmos das bandas como a Naurêa, Cobra Verde e Paulo Lobo (que também auxiliou o roteiro do filme), foram ouvidos em cenas variadas.
    A secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, que prestigiou o evento, não escondeu sua satisfação em ver mais uma produção de qualidade, apoiada e patrocinada pelo Governo do Estado, ser lançada no Estado. "Para nós o longa ‘A Pelada' tem um significado muito importante para a cena do audiovisual, afinal, é mais uma produção realizada com apoio do Governo e que envolveu artistas, produtores e técnicos sergipanos. é mais um bom exemplo de que o Governo injeta recursos e investe nessa cena, pensando no desenvolvimento audiovisual de Sergipe e das pessoas que fazem o cinema em nosso Estado", destacou a gestora.
    Eloisa falou ainda da importância deste longa, enquanto ferramenta de intercâmbio cultural, uma vez que ele foi a primeira produção franco-belga-sergipana, gravada em Sergipe, mas editada na Europa, pela produtora Tarantula. Além disso, a gestora lembrou ainda a participação da música sergipana na trilha sonora do filme, ressaltando a ida desses músicos para a Europa da ocasião do lançamento oficial.
    "Através do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural apoiamos mais o vez este filme, auxiliando com o custeio das passagens de alguns músicos que participaram de diversos eventos na Bélgica e em Luxemburgo durante o lançamento do longa por lá. Isso nos deixa muito realizados, afinal, o papel do Governo e da Secretaria da Cultura é esse, promover a cultura sergipana trazendo resultados efetivos para esta cena em nosso Estado", completou.
    Entre os artistas sergipanos que participaram do longa a alegria e emoção também eram enormes. Dezenas deles estiveram presentes no Teatro Tobias Barreto, levando amigos e familiares para ver pela primeira vez o filme na telona. A atriz, Ananda Barreto era uma delas. Ela que tinha pouca experiência com teatro, uma vez que atua principalmente no teatro de bonecos, no grupo Mamulengo de Cheirosos, viu nos testes de ‘A pelada' a possibilidade de participar do seus primeiro filme.
    "Resolvi me inscrever na seleção e fiquei muito feliz quando conquistei o papel. Em frente às câmeras é tudo muito diferente do teatro, principalmente para mim que não tinha tido até então nenhuma experiência com elas. Mas o resultado foi muito bom e estou muito feliz em poder vê-lo com tanta gente querida", afirmou a atriz, que interpreta uma garota de programa, convidada pelo casal central da trama, para dar uma apimentada na relação.
    Curta-SE
    Mas a noite não foi marcada apenas pelo lançamento do filme ‘A Pelada', uma emocionante cerimônia de lançamento abriu oficialmente o evento, fazendo um convite a todos os presentes a acompanhar esses seis dias de festival. A diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha, fez uma breve e emocionado discurso, falando sobre o tema do festival ‘Cidades Criativas', e convidando os sergipanos a acompanharem de perto o que sido produzido na cena audiovisual de Sergipe.
    "Ficamos felizes em ver mais o uma vez o Teatro Tobias Barreto, cheio em plena segunda-feira, de pessoas que vieram aqui para ver cinema sergipano. Esperamos vê-los em todos os outros dias do festival, votando e participando ativamente deste grande evento que coroa a cena audiovisual sergipana", disse.
    A secretária Eloisa Galdino também falou sobre a importância do Curta-SE e o sucesso do evento que chega com força total a 13º edição. "Este evento traz sempre uma expectativa muito positiva para a cena do audiovisual de Sergipe, pois é um festival consolidado e que reafirma uma assertiva que nos persegue, de que a cultura não está nos órgãos públicos nem nas instituições. Ela está no povo, na sociedade e o Curta-SE cumpre um papel fundamental que foi ter nascido e ter estimulado os estudantes, entusiastas, cinéfilos, e aqueles que gostam do audiovisual, a se aproximar dessa arte", afirmou.
    O 13º Curta-SE segue até 21 de setembro em espaços como o Cine Vitória, Cinemark, Sebra, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Ocenário de Aracaju e em municípios como Estância, Laranjeiras e São Cristóvão.
    Através da lei de incentivo à Cultura, o Curta-SE conta com o apoio do Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, MIX SE, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Canadá, Infonet, CIA Rio, Foco BR, Nova Digital, Canne, Revista Raça, Fórum dos Festivais, ABCA, Revista Preview, Sebrae/SE, Brasil Filmes, Via Mídia, Superlux, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Habib's, Ficc, ABPITV, Conselho Nacional de Cineclubes, Projeto Tamar, Pipa Produções, Segrase, Fest'Afilm, Festival de Avanca e prefeituras de Estância, São Cristóvão e Laranjeiras. Apoio cultural do Cinema Vitória, BNB, Governo do Estado de Sergipe e Cinemark, além de ser patrocinado pela Petrobras. A realização é da Casa Curta-SE e Minc/Governo Federal.
    Fonte: Portal Lagartense

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário