Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • terça-feira, 17 de setembro de 2013

    Estudantes vão representar BA com avião em disputa nacional de design

    Alunos da Univasf criaram aeronave capaz de atuar no trabalho agrícola.
    Competição será realizada em São José dos Campos, no mês de outubro.



    Estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no norte da Bahia, vão representar o estado em uma competição nacional de design, que acontece em outubro na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Eles construíram uma aeronave capaz de, segundo eles, ser aplicada no trabalho agrícola na região.
    Dezesseis estudantes dos cursos das engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção são os responsáveis pelo projeto. De acordo com eles, a ação tem como objetivo aprimorar as técnicas que eles aprenderam em sala de aula. "Toda a estrutura é a gente que calcula. A construção, todo o material é a gente que compra, atrás do patrocínio é a gente que vai. O apoio do professor é só mais pra guiar mesmo, mas é a gente que corre atrás de tudo ", relata o estudante Carlos Alberto Barreto, da equipe F Carranca.
    Avião (Foto: Reprodução/TV Bahia) 
    Aeronave tem 8,5 kg (Foto: Reprodução/TV Bahia)
    A aeronave tem 2,10 m de envergadura, 1,5 m de comprimento, 70 cm de altura e capacidade de carga de 8,5 kg. Os estudantes contam que as medidas ainda podem ser ampliadas, caso haja necessidade de se fabricar um avião de grande porte.
    "É que na nossa região a gente pode dar muitas aplicações para essa aerove. Inclusive já estamos tentando entrar em parceria com empresa de Engenharia Agrícola Ambiental da Univasf, pra a gente conseguir desenvolver alguma coisa pra região como, por exemplo, fazer o mapeamento de áreas irrigadas, trabalhando a parte de fotogrametria, tirando foto da plantação, identificando áreas onde a plantação está crescendo de forma irregular em relação a outra parte e também na parte de identificação de pragas", informa Anderson de Almeida, outro estudante que participa do projeto.
    Avião (Foto: Reprodução/TV Bahia) 
    Estudantes da Bahia vão participar de competição
    em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Bahia)
    O único problema apontado pelos jovens é a falta de patrocínio. "Um dos principais motivos que a gente está tendo dificuldade é com patrocínio. É porque o pessoal vê isso aqui como um hobbie, não conseguem ver que um dos principais objetivos da competição é dar uma vida útil a ele", reclama o estudante Miguel Shaw.
    Esta é a segunda vez que os alunos da Univasf participam da competição em São José dos Campos. Mesmo com as dificuldades, eles acreditam que terão sucesso com o projeto. "A gente tem certeza que a gente é capaz de chegar adiante dos gigantes", finaliza Shaw.
    Fonte: G1.com/BA

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário