Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • terça-feira, 15 de outubro de 2013

    Criança de um ano e meio retira olho após descoberta de câncer raro

    Retinoblastoma foi detectado após mãe perceber estrabismo em Taubaté.
    Recomendação de especialistas é levar criança ao médico uma vez ao ano.

    Por Shanddy Notícias em 15 de Outubro de 2013


    Criança câncer olho Taubaté (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Criança de Taubaté tem câncer raro no olho e faz tratamento até dezembro. (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)






























    Há três meses uma família de Taubaté (SP) luta pela recuperação de uma criança de um ano e sete meses que foi diagnosticada com retinoblastoma, um tipo raro de câncer. A descoberta ocorreu há três meses quando a mãe procurou uma oftalmologista após perceber que a criança era estrábica. A médica de Taubaté diagnosticou o tumor na retina do olho esquerdo de Vinícius Nunes e encaminhou a criança para tratamento no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
    Há um mês, Vinicius realizou uma cirurgia e retirou o olho por precaução e até dezembro deste ano vai fazer quimioterapia uma vez por mês. Uma prótese foi colocada. "Ele fez os exames e já marcou a cirurgia, pois foi muito rápido. É um tumor muito agressivo", relatou Gislaine Nunes, mãe de Vinicius.  A superação da criança tem sido surpreendente para os parentes. De acordo com a Gislaine, ele se adaptou com a prótese. "Agora já está acostumando, já tira sozinho o que não pode. Mas está se adaptando muito bem”, contou Gislaine.
    De acordo com a médica Cláudia Freire, a doença, que pode ser hereditária, se desenvolve principalmente em crianças com idade entre um e dois anos e meio, podendo se manifestar durante a gestação da criança. Portanto, os exames preventivos são essenciais. "A criança pode nascer com retinoblastoma. Se ela nasce, o teste do olho é importante para o diagnóstico. O diagnóstico precoce no caso de um tumor é o ideal para um tratamento”, afirmou a oftalmologista.
    Segundo a médica, os pais podem identificar o problema observando as fotos tiradas dos filhos. Caso, a criança tenha uma visão sadia, os olhos refletem a cor vermelha, se tiver com retinoblastoma, a retina vai apresentar uma mancha branca. "Outra alteração é o desvio ocular. Quando ela tem o desvio ou estrabismo, a criança já não enxerga muito bem. Outras alterações são o lacrimejamento e a criança que pode não estar enxergando direito, ela fica mais desastrada”, explicou Claudia.
    Ainda de acordo com a médica, a recomendação é levar as crianças uma vez por ano ao oftalmologista ou quando perceber alguma mudança nos olhos.
    Fonte:G1.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário