Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

    Briga entre torcedores do Vasco e do Atlético-PR ganha repercussão internacional

    Jornais da Inglaterra, Espanha, França, Itália, Portugal e Holanda noticiaram o episódio

    Por Shanddy Notícias em 09 de Dezembro  de 2013moveis planejados rj

    A briga entre torcedores do Vasco e do Atlético-PR, no último domingo (8), ganharam repercussão em grandes jornais internacionais. Além de o fato ter sido destaque de todos os programas e jornais no país, também chamou a atenção - negativamente - de veículos da Espanha, Inglaterra, França, Portugal e outros. 

    Capa do Marca sobre a briga (Foto: Reprodução/Internet)
    O confronto, que aconteceu em Joinville, foi destaque na capa do da edição desta segunda-feira (9) do jornal "Marca", da Espanha, que chamou o episódio de "barbárie". O tablóide português "Record" também deu destaque na capa ao caso, com o título  "cenário de guerra". Outro português a destacar o episódio foi o "A Bola", que classificou a briga como "violenta batalha".
    Um dos maiores jornais da Inglaterra, o "The Guardian" destacou os ferimentos graves sofridos por quatro torfcedores, que foram encaminhados para um hospital especialista em traumas. 
    O jornal catalão "Sport" citou o caso na sua principal manchete de capa, classificando a situação como "vergonhosa". O "Mundo Deportivo" também destacou o caso, com o título "enfrentamento brutal entre torcedores".
    Os italianos também ficaram chocados com o que viram. A "Gazzetta dello Sport" destacou o ato violento relembrando que foi necessário que um helicóptero entrasse em campo para socorrer feridos. Já na França, o "L'Équipe" citou como "violência sem precedentes".
    O jornal holandês "NU Sports" também noticiou a briga, assim como o "Daily Mail", um dos maiores jornais da inglaterra, que destacou o caso na manchete de seu site, com as imagens da confusão. 
    Por fim, o inglês "Mirror" chegou questionar se o ocorrido traria más consequências para a segurança para a Copa do Mundo de 2014. "Os confrontos irão levantar questões sobre a segurança antes da Copa do Mundo",  escreveu o jornal, reforçando a falta de policiamento na Arena Joinville.
    O Campeonato Brasileiro não terminou mal somente para os quatro rebaixados. Nem para aqueles que não chegaram à Libertadores. Com a briga entre torcedores ocorrida ontem na Arena Joinville, durante a partida entre Atlético-PR e Vasco, o Campeonato Brasileiro terminou mal pra todo mundo. 
    Em números concretos, o resultado da barbárie iniciada aos 16 minutos do primeiro tempo e que interrompeu o jogo por mais de uma hora é de três pessoas com traumatismo craniano ainda internadas e mais três torcedores do Vasco presos. 
    Naquilo que não se pode contar, sobrou a indignação de quem viu a troca de socos, chutes e pauladas na arquibancada. No meio da briga, homens caídos receberam pontapés e pisões na cabeça. Um vascaíno foi filmado portando uma barra de ferro com um prego na ponta.

    A segurança do jogo estava sob responsabilidade de duas empresas privadas e não da Polícia Militar, que enviou 240 homens quando a briga já havia tomado a arquibancada. 
    Depois que a selvageria foi contida, um helicóptero chegou a pousar no campo para resgatar os feridos. De acordo com o Hospital São José, os torcedores internados não correm risco de morte. 
    Segundo o comandante do 8º Batalhão de PM de Joinville, Adílson Moreira, o mesmo esquema de segurança já tinha sido adotado em outro jogo do Atlético-PR e recebeu o aval do Ministério Público de Santa Catarina (MP). “Eles vieram para brigar. Se houvesse o policiamento, ocorreria da mesma forma”, afirmou o oficial.
    O MP admite que moveu ação solicitando que a segurança da Arena Joinville ficasse a cargo do mandante dos jogos, mas ainda não há decisão judicial. Porém, para a Promotoria de Defesa do Consumidor, isso não significa que a presença da PM estivesse impedida. O Atlético-PR não se pronunciou. 
    O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, declarou que os dois clubes serão denunciados. O time paranaense teve de jogar em Santa Catarina por já estar cumprindo punição do tribunal, também devido a brigas de seus torcedores. “Já falei que alguém morreria se não houvesse medidas mais enérgicas. Não precisa ser vidente para saber que vai acontecer”. 
    O treinador atleticano, Vagner Mancini, disse nunca ter visto cenas como a de ontem. “A vontade é de sair do estádio e ir para casa”.
    Informações: Correio 24 horas

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário