Menus

  • Início
  • Brega
  • Sertanejo
  • Arrochadeira
  • Forró Cda Pagodão
  • Pagode Romântico
  • Funk
  • Diversos
  • quinta-feira, 3 de outubro de 2013

    Grilos invadem município de Pão de Açucar-AL, provocam prejuízos e causam transtornos

    Para biólogos e ambientalistas, a praga representa um desequilíbrio ecológico. 

    Por Shanddy Notícias em 03 de Outubro de 2013

    Moradores de Pão de Açúcar (a 240 km de Maceió) estão há duas semanas sofrendo com uma praga de grilos que infestou as ruas e os prédios da cidade. Nem as igrejas escaparam da invasão dos insetos. 
    A infestação dos besouros começou depois que trovejou e choveu na região. Desde lá, os insetos vêm causando sérios transtornos a toda população. Os grilos invadem as casas, fazem barulhos estressantes, roem as roupas, além de provocarem um mau cheiro insuportável. A cidade está infestada desses insetos.
    Castigo ou desequilíbrio?
    Para alguns religiosos as pragas desses insetos significam um castigo de Deus para a geração presente em razão dos inúmeros pecados que vem praticando, assim como ocorreu no Egito na época de Faraó.
    Para biólogos e ambientalistas, a praga representa um desequilíbrio ecológico, isto é, ausência de predadores, aumento da temperatura ambiental e falta de alimento, já que este inseto se alimenta de plantas e os vegetais desapareceram em conseqüência da seca.
    Conhecendo os grilos
    Reino: Animalia; Filo:Arthropoda; Classe: Insecta; Ordem: Orthoptera. Os grilos são insetos relativamente grandes: olhos compostos grandes, pronoto grande. O fêmur da perna posterior geralmente é dilatado para melhor desempenho nos saltos.
    Estes insetos medem cerca de 1,5 cm, com as antenas do mesmo comprimento do corpo. Alguns possuem asas. Possuem órgãos auditivos para perceber os sons produzidos pelas suas asas.
    Em todo o mundo, existem cerca de 900 espécies de grilos. São insetos onívoros, terrestres e noturnos. Geralmente sai em busca de alimento durante a noite, pois fica entocado durante o dia. Sua alimentação pode conter cereais, plantas, fungos, alimentos humanos, tecidos de lã e restos de outros insetos.
    Eles são as principais presas para animais como sapos, cobras, pássaros e aranhas. Em algumas culturas são criados como animais de estimação e em várias partes do mundo ainda são consumidos como alimento.
    Os grilos, quando estão no meio urbano incomodam pois emitem um som característico e constante, mas o maior transtorno causado por eles é quando invadem lavouras e destroem plantações para se alimentarem.
    Palavra de quem entende
    A nossa reportagem manteve contato com o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cícero Alves da Silva (Mangueirinha), para ouvir a posição do mesmo sobre o problema da invasão dos grilos. Segundo o secretário, a infestação do inseto deve-se a fatores climáticos, já que a região vem sofrendo estiagem e com o aumento da temperatura houve também uma super reprodução do inseto.
    Segundo, ainda, Cícero Alves, a falta de chuva provocou uma drástica redução de predadores do inseto, entre esses estão os sapos e as garças. “Eles estão invadindo todos os lugares urbanos e rurais e não temos como combatê-los eficientemente. Porque se for usado algum tipo de veneno poderá provocar danos maiores às pessoas e a outros animais”, disse Cícero Alves. “O jeito é esperar o ciclo o grilo passar, mas poderá chegar o ciclo dos besouros”, concluiu o secretário de Meio Ambiente.
    De acordo com a bióloga Adriana Dantas, professora do curso de Agroecologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e especilista em entomologia, ciência que estuda os insetos, existem várias possibilidades para grilos invadirem a zona urbana. “Ou os predadores dos grilos estão morrendo, ou houve uma reprodução acentuada desses animais e os predadores não conseguem consumí-los. Mas qualquer uma dessas causas está ligada ao desequilíbrio ecológico”, afirma.
    Para o acadêmico do curso de Agroecologia Roberto Lima, o motivo da invasão pode estar realcionado ao clima. “O clima quente é propício para a reprodução exagerada desses animais”, explica.
    Luzes apagadas
    O problema tem trazido também dor de cabeça para o secretário municipal de Viação e Obras Públicas, Nilson Albuquerque, que tem recebido centenas de pedidos para que o mesmo autorize os eletricistas da SEVOSP apagarem as lâmpadas da iluminação pública, um tipo de pedido que, caso venha ser atendido, promoverá escuridão total nas comunidades urbanas e rurais do município de Pão de Açúcar. “Estamos numa fase de implantação de novas luminárias públicas no município. Se atendermos aos apelos que chegam à nossa secretaria, com certeza, a população estará mergulhando numa perigosa escuridão, pois os moradores correrão mais riscos ao saírem às ruas durante a noite”, disse Nilson Albuquerque.
    Enquanto os grilos invadem praças, jardins, ruas e residências, a população vive o constrangimento de conviver com a assustadora praga e os gestores municipais terão que viver com essa permanente dor de cabeça provocada pela própria natureza, pois as cidades são alvos contínuos dos ciclos desses insetos que causam sérios prejuízos aos moradores e ao meio ambiente.
    Fonte: Portal de Jeremoabo-Bahia

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário